ASSOCIAÇÃO “MÃOS-LIVRES” APRESENTA À PGR QUEIXA-CRIME CONTRA ISABEL DOS SANTOS POR DESVIO DE 38 MILHÕES DE USD DA SONANGOL

Compartilhe

O presidente da Associação cívica “Mãos Livres”, Salvador Freire disse que a sua agremiação deu entrada nesta quinta-feira, 01 de Março, na Procuradoria-Geral da República, uma queixa-crime contra à antiga gestora da petrolífera angolana Sonangol, Isabel dos Santos, por supostamente ter transferido para as suas contas um valor estimado em 38 milhões de dólares.

Texto: Rádio Angola

Segundo o advogado das “Mãos-Livres”, caso venha se confirmar a veracidade da denúncia feita pelo o actual Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturino, em conferência de imprensa desta quarta-feira, 28 de Fevereiro, a PGR deve agir e responsabilizar criminalmente à filha de José Eduardo dos Santos, antigo Presidente da República.

O PCA da Sonangol denunciou que a transferência teria sido feita pela administração cessante, após a sua exoneração. Na sua comunicação, Carlos Saturnino enumerou outras constatações sobre o grupo Sonangol, que encontrou após a exoneração da anterior administração, liderada por Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

“Tomámos posse no dia 16 de Novembro de 2017 e nesse dia, à noite, apercebemos que o administrador que cuidava das finanças na Sonangol, embora tivesse sido exonerado no dia 15, ordenou uma transferência no valor de 38 milhões de dólares para a Matter Business Solution, com sede no Dubai”, acusou.

Segundo Carlos Saturnino, a referida transferência foi realizada através do banco BIC, “que passou a ser um dos bancos preferenciais a nível da Sonangol”. “Acho que isso dispensa comentários. Não foi o único caso. No dia 17 de Novembro, houve o pagamento de mais quatro facturas também. Ou seja, como é que pessoas que tinham sido exoneradas pelo Governo ainda faziam transferências. Não pode ser um ato de boa fé de certeza absoluta”, observou Carlos Saturnino.

Oiça aqui na página da Rádio angola as declarações do líder da Associação civica “Mãos Livres”, sobre a queixa-crie apresentada à PGR contra à epresária Isabel dos Santos:

Leave a Reply