Partidos devem “flutuar mais a bandeira da pátria do que as dos partidos políticos”, diz dirigente da CEAST

Compartilhe

Os partidos políticos angolanos devem virar-se mais para os interesses do país e não tanto para os seus interesses partidários, disse o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Manuel Imbamba.

Segundo à Voz de América, dois partidos na oposição, a UNITA e o PRS, deram o seu apoio às declarações do clérigo angolano que falava na abertura da II Assembleia Plenária anual, da CEAST que vai até ao dia 28 deste mês,

Dom Manuel convidou os Partidos políticos em Angola a “redescobrirem a mística, a beleza e a ética da política, a que ter coragem de fazer que só visam poder pelo poder”.

O clérigo apelou também que se rompam “as bases ideológicas, culturais e axiológicas que não geram nem propagam a dignidade da pessoa humana”.

Entretanto, a UNITA, já reagiu ao discurso de Dom Manuel Imbamba, que na voz do seu secretário para Comunicação e Marketing, Evaldo Evangelista, diz ser um dos grandes desafios do seu partido.

“A UNITA faz isso com todo prazer e vê-se que também é uma necessidade de se despartidarizar as instituições do estado e como vocês têm seguido e vem sendo apelo da UNITA há já alguns anos o apelo que a CEAST faz é claramente bem vindo porque nós estamos aqui para servir o país e não para servir os partidos políticos”, disse

Quem concorda com o apelo da CEAST, é Benedito Daniel, Presidente do PRS.

“É boa, é uma mensagem de advertência, acho que a CEAST deve verificar alguma falha por parte dos partidos políticos que colocam em primeira instância as suas ideologias as suas interpretações em relação a país, e acho que o apelo que a CEST faz é um apelo bem vindo”, disse.

Tentamos igualmente o contato com Rui Falcão, porta-voz do MPLA mas sem sucesso.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply