Organização Friends of Angola condena violência de cidadãos contra agentes da Polícia Nacional na Huíla e Cabinda

Compartilhe

A Friends of Angola (FoA) condenou a agressão sofrida por agentes da Polícia Nacional na última semana, nas províncias da Huíla e Cabinda, por parte de alguns cidadãos.

Fonte: Rádio Angola

Os casos de agressão aos agentes da corporação tornou-se público depois dos vídeos terem sido partilhados nas redes sociais, com imagens de jovens a desferirem golpes contra aquela autoridade.

Em nota enviada à Rádio Angola, a Friends of Angola sustenta que, “a Polícia Nacional é um órgão do Estado com competências para garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas”, pelo que, “se exige a todos sem excepção, o devido respeito incondicional”.

“A FoA tomou conhecimento por meio das redes sociais e órgãos de comunicação social nacionais de um vídeo em que aparecem oito jovens a espancarem brutalmente em plena via pública um agente da Polícia Nacional, devidamente uniformizado, na província de Cabinda”, lê-se.

Para a Friends of Angola, “enquanto entidade que zela pela tutela dos direitos civis e humanos, repudia com veemência a prática de tal acto, portanto nenhum cidadão deve fazer atentar contra a integridade física dos agentes da autoridade independentemente das motivações que estiveram na base de tal comportamento”
Nos vídeos, é notório que o agente da corporação, devidamente fardado, é agredido em plena rua, sem esboçar qualquer reacção para defender-se.

Os supostos implicados na violência contra os polícias já estão detidos, trata-se de dois jovens, com 28 e 24 anos de idade, sendo os outros igualmente implicados estão em fuga.

Diante do sucedido, a FoA “recomenda a apuração dos factos e em decorrência que os seus actores sejam exemplarmente sancionados, de modo a desencorajar que actos análogos ocorram na nossa sociedade”.

“Aproveitamos também, para expressar a nossa solidariedade e apoio ao agente em questão e a Polícia Nacional, em geral”, lê-se no comunicado assinado pela directora nacional da Friends of Angola.

Assim, a FoA, sendo uma organização defensora dos direitos humanos, junta-se às demais vozes da sociedade civil, que já condenaram tais actos violentos contra efectivos da polícia.

Refira-se que a Friends of Angola é uma organização internacional não-governamental com Estatuto Consultivo Especial no Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), cuja acção centra-se na defesa dos direitos humanos, promoção da transparência e boa governação em Angola.

Leave a Reply