“OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA” AUMENTA FOME E MISÉRIA DA POPULAÇÃO DO CUANGO

Compartilhe

Centenas de famílias na região diamantífera do Cuango, província da Lunda-Norte enfrentam muita por causa da chamada “operação transparência” levada acabo desde Setembro do ano passado, pelas forças de defesa e segurança do Estado, visando ao combate à exploração artesanal de diamantes e imigração ilegal de estrangeiros.

Rádio Angola

De acordo com o activista cívico, Jordan Muacabinza que avançou a denuncia à Rádio Despertar, a retirada de pessoas das áreas de diamantes deixou muitos chefes de famílias desocupados, situação que se pode agravar ainda mais, caso o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço não cumpra com urgência a promessa de criação de novos postos de trabalhos.

Para o defensor dos direitos humanos na Lunda-Norte, a “fome e a miséria” estão a tomar conta da população, apesar desta viver numa terra “rica em diamantes”, cuja exploração segundo disse, não tem beneficiado os seus habitantes.

Jordan Muacabinza refere que, dada a situação difícil porque passa os populares,  a juventude local, agendou para os próximos dias, a realização de uma “manifestação pacifica” nas ruas do Cuango e Cafunfo para “exigir do governo a criação de emprego para os jovens”.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do activista Jordan Muacabinza:

Leave a Reply