ONG Friends of Angola denuncia governo do PR João Lourenço por execuções no município do Bailundo

Compartilhe

Ao
Presidente da RepÚblica de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço

CC:
Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior

Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Cláudio Lopes

Assunto: Esclarecimento sobre o recente massacre na aldeia do Lunge, município do Bailundo, província do Huambo

Excelências,

É com bastante dor e preocupação, que a Friends of Angola (FoA), tomou conhecimento de denúncias de mais um assassinato de civis na província do Huambo, mais concretamente na aldeia do Lunge, município do Bailundo, contra fiéis da extinta seita “A Luz do Mundo”, de José Julino Kalupeteka, que cumpre uma pena de prisão de 28 anos, sequência da condenação em 2016.

Em Abril de 2015, no município da Caála, no Monte Sumi, província do Huambo, centenas de mulheres, homens e crianças, afectas “A Luz do Mundo”, foram barbaramente assassinadas por elementos da Polícia Nacional (PN) e das Forcas Armadas Angolanas (FAA).

Além do interesse da FoA nesse assunto, em nome da verdade jurídica, da justiça e da dignidade humana, convidamos sua excelência, jornalistas, académicos interessados ou especializados na matéria, comunidades religiosas, Organizações Não–Governamentais (ONGs), sociedade civil em geral, a se debruçarem sobre o assunto de forma íntegra, imparcial e boa fé.

Em prol da liberdade de religião, de consciência e da liberdade de expressão, a nossa sociedade tem a obrigação moral e cívica de questionar as circunstâncias em que os cidadãos foram assassinados e exigir que a justiça seja feita deste crime bárbaro e cruel em pleno século XXI, 21 anos após o fim da guerra civil em Angola.

Luanda, 10 de Abril de 2023

Director Executivo

Florindo Chivucute

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply