“Não podemos fingir ser oposição”, afirma político do Bloco Democrático

Compartilhe

O apelo de Mwata Sebastião foi feito por ocasião da tomada de posse dos novos membros do Secretariado Nacional do Bloco Democrático para os cargos de secretários Nacionais, Coordenadores e respectivos adjuntos.

O acto ocorreu no dia 31 de Maio último, em Luanda e foi testemunhado pelos membros da direcção do partido e militantes de base, com o objectivo de enfrentar desafios actuais e futuros do país.

As nomeações e respectivas tomadas de posse, segundo o político, visam dar um novo impulso às acções do partido de modos a torna-lo mais actuante e, reporta-se de um significado especial numa altura em que está em curso a reestruturação do partido tendo em conta os desafios do presente e do futuro.

Para Muata Sebastião, Angola vive actualmente um momento de crise que nasce no seio das instituições que deveriam garantir a estabilidade política do país, mas que a essência e significados tornaram-se inúteis porque em defesa de um grupo minoritário, os dirigentes do país não conseguem controlar a crise a que o país está votado.

A ocasião foi oportuna para expressar a preocupação do Bloco Democrático em relação aprovação da nova Lei sobre as Organizações da Sociedade Civil, pela Assembleia Nacional, que na visão do político, pretende monitorar as acções das organizações da sociedade civil “Uma clara demonstração de que o regime quer impor o leviatão no Estado angolano, não sendo suficiente o drástico modo como governa o país há quase meio século”. Estes sinais, disse o político, devem “preocupar-nos como partidários, militantes e cidadãos, mas também devem impelir-nos a coragem e resiliência na luta e defesa dos que não têm voz, nem vez”.

O político acredita que com os novos membros, o Bloco Democrático partido vai progredir na construção de um partido com mais qualidade, visibilidade, dignidade e representatividade nos sectores críticos da sociedade entre jovens, mulheres e idosos, sobretudo onde não existe a presença do Estado.

Entre os empossados para os diferentes cargos no Secretariado Nacional do Bloco Democrático estão João Bento Mussulo, Secretário Geral Adjunto e Coordenador do Gabinete de Mobilização Eleitoral, Amarildo da Costa Campos Secretário Nacional para os Assuntos Cívicos e Parlamentares, Benjamin Bunga Secretário Nacional para Organização e Mobilização, José Dias Vunge para Secretário Nacional adjunto para a Organização e Mobilização, Martins Carlos Funete Coordenador da Comissão de gestão e Reestruturação da Província de Luanda, Horácio Nsimba Paulo Afonso para o cargo de Secretário Nacional para as Relações Internacional e Coordenador Adjunto da Comissão de Gestão e reestruturação da Província Luanda, Sebastião João para o cargo de Secretário Nacional adjunto para Formação de Quadros, Germano Evaristo Soares Candinha para o cargo de Secretário Nacional para Comunicação e Informação, Pedro António Francisco para o cargo de Secretário Nacional Adjunto para Comunicação e Informação.

Na indicação para diferentes cargos de direcção e chefia do partido as mulheres estão nas posições cimeiras, pelo que foram nomeadas: Rosalina António Kanga para o cargo de Coordenadora da Comissão e Reestruturação da Mulher Bloquista, Orlanda Macedo para o Cargo de Coordenadora Adjunto da Mulher Bloquista, Helena Nora Celestino para o Cargo de Coordenadora da Mulher Bloquista para a Região Leste, Adília Singue para o Cargo de Coordenadora da Mulher para a Região Sul, Marta Rosa para o Cargo de Coordenadora da Mulher para a Região Centro, Delfina Carlos para o Cargo de Coordenadora da Mulher para a Região Norte, Sebastião da Conceição Roberto para o cargo de Secretário Nacional para Formação de Quadros.

“Estamos a confiar a vocês nobres, mas também, muita responsabilidade para tornar continuarem a missão da reestruturação do partido e torná-la dinâmica, visível actuante a qualitativa. Com a vossa tomada de posse é anunciado o desafio intenso interno e externo. O partido espera de vocês e dele vocês podem esperar também”, disse o Secretário Nacional do BD, Mwata Sebastião, ao terminar o seu discurso de tomada de posse dos novos membros do Secretariado Nacional.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply