OMUNGA ORGANIZA JOGO DE FUTEBOL PARA INTERCÂMBIO COM GAMBIANOS

Compartilhe

Um grupo de activistas angolanos, a convite da ONG Omunga, sediada no Lubito, promoveu uma partida de futebol que decorreu hoje, 8 de Abril, no campo da escola 1.º de Maio, com membros da comunidade gambiana em Luanda.

Texto de Simão Hossi

Enquadrado no projecto de proteção dos direitos das comunidades emigrantes em Angola, a ONG de Benguela tem desenvolvido acções que visam a união entre a comunidade gambiana e angolanos e assim promover o intercâmbio entre os dois povos, facilitando a integração, aproximação e troca de experiência entre ambos.

João Malavindele, o representante da Omunga em Luanda, salientou que “este primeiro encontro enquadra-se no Abril Jovem”, adiantando que “inicialmente estava previsto a organização de um torneio onde quatro equipas podiam disputar a primeira classificação”.

Malavindele acrescentou ainda que têm a colaboração com o ministério da Justiça e dos Direitos Humanos no que concerne ao ciclo de formação sobre direitos dos emigrantes em Angola, e informou ainda que contam com a parceria das associações AJPD e Mãos Livres pela experiência na área da advocacia e assuntos prisionais, de forma a saberem lidar com as questões dos cidadãos emigrantes no país.

Para o activista, as maiores preocupações quanto aos emigrantes em Angola são a falta de acesso à escola dos seus filhos e as detenções arbitrárias, pelo que a Omunga procura por soluções para estes problemas.

Os participantes ao jogo de intercâmbio que falaram ao microfone da Rádio Angola afirmaram ser importante o contacto proporcionado pela Omunga. Artur Zambiano, activista angolano, disse: “Foi uma óptima experiência o convívio”. Reconheceu as consequências da falta de prática desportiva manifestada pelo cansaço físico ao longo da partida.

Relativamente aos membros da comunidade gambiana, agradeceram o gesto da Omunga pela preocupação com a sua integração. Mohamed afirmou que “o gesto é muito importante para que possamos nos sentir parte deste país em que escolhemos viver e fazer as nossas vidas longe da nossa casa mãe”.

João Malavindele garantiu que várias acções ainda serão feitas no âmbito da integração da referida comunidade, acções em que inclui audiências com os ministérios do Interior e Juventude e Desportos.

Leave a Reply