Friends of Angola condena perseguição ao líder do Sindicato de professores universitários

Compartilhe

A organização-não governamental Friends of Angola (FoA) condenou esta semana a alegada perseguição e intimidação, que tem sido alvo a família do secretário-geral do Sindicato Nacional de Professores do Ensino Superior (SINPES), em greve há dois meses.

Em comunicado de imprensa enviada à redacção da Rádio Angola, a Friends of Angola (FoA), assinalou que foi com bastante preocupação que tomou conhecimento da agressão de Maria Emiliana, jovem de 29 anos, filha do sindicalista Eduardo Alberto Perez Alberto.

Segundo consta, a filha do líder do Sindicato dos professores universitários, foi atacada recentemente com gás lacrimogénio na via pública por indivíduos que se faziam transportar sobre uma motorizada, enquanto ela atravessava a estrada a caminho de uma farmácia, que deixou a mesma em estado inconsciente com o sangramento nasal, tendo sido internada no Hospital Josina Machel.

No comunicado, a FoA lembra que, no dia 10 de Abril do ano em curso, o professor Eduardo Perez Alberto sofreu um assalto à sua residência, por desconhecidos que partiram o vidro de um dos quartos da sua casa e a seguir enviaram um mensagem à sua filha dizendo que da próxima vez voltarão para matar.

“A Friends of Angola chama atenção para o facto que de forma reiterada vários sindicatos legalmente constituídos têm sido confrontados com a falta de respeito pelos direitos dos seus membros bem como a intimidação e perseguição dos líderes destas organizações incluindo suas famílias por supostos agentes da administração do Estado angolano”, lê-se.

No comunicado que temos vindo a citar, a FoA, reiterou o pedido ao Titular do Poder Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço, que oriente o Ministério do Ensino Superior a negociar de maneira honesta e seria, com todos os sindicatos descontentes, em particular, com o Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES).

A Friends of Angola insta igualmente o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a Polícia Nacional (PN) “no sentido de se garantir a proteção física do senhor professor Eduardo Perez Alberto e seus familiares, bem como os seus bens até que sejam identificados os autores desta agressão”.

No documento assinado pelo Frlorindo Chiviucute, director executivo da Friends of Anfola, aquela organização dos direitos humanos, entende que o SIC deve promover uma investigação competente e célere para identificação dos agentes que estão a violar os direitos fundamentais da família do professor Eduardo Perez.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply