A falta de água para o consumo é um problema para a população do bairro São Brás no Huambo

Compartilhe

Okutiuka: São Brás é um bairro localizado nos arredores da cidade do Huambo, tendo uma população de cerca de 20 mil habitantes, num espaço de X? km2, tem limites a norte e a este com o bairro Benfica, a sul a cidade baixa, e a oeste pelo bairro Kalute.


A população do referido bairro tem vindo a experimentar grandes dificuldades em ter acesso a água para o consumo. Segundo Agostinho José, coordenador adjunto do bairro, o bairro possui 2 manivelas e 1 fontenário que encontram-se totalmente destruídos por falta de manutenção. As manivelas eram assistidas pela ONG Development Workshop (DW), que de um tempo pra cá deixou de efectuar a assistência alegando que era necessário a contribuição da população com valores monetários para aquisição do material para a manutenção. O Administrador comunal tendo conhecimento do facto mencionado, proibi a população de efetuar tais contribuições sem propor soluções. O fontenário foi construído no âmbito do projeto do fundo de apoio social (F.A.S), e desde a sua construção nunca teve assistência.

Segundo o nosso interlocutor, somente 25% da população do referido bairro tem água canalizada, fruto do contrato que estes efectuaram com X?…… Sendo que o resto da população adquire o precioso líquido em zonas inadequadas.

 Portanto, as situações acima referidas, merece uma intervenção urgente para evitar os mal que podem advir, as famílias deixarão de trabalhar para cuidar das crianças doentes e como consequência disso haverá baixas no rendimento económico das mesmas, bem como, absentismo escolar por parte das crianças.

 Políticas públicas e directrizes associadas ao problema

  • Programa de água para todos

  • Municipalização dos serviços básicos

  • Plano nacional de saúde pública

 Justificação da necessidade de intervenção do problema em causa

A saúde é o bem-estar físico psíquico e social, e não apenas ausência de doenças. É um direito fundamental do homem.

 A proliferação deriva principalmente de factores ligados ao fraco saneamento do meio, a fraca acessibilidade e a baixa qualidade da água consumida pela população.

 Tal situação, caso não seja, invertida poderá resultar numa elevada taxa de morbilidade das doenças diarreicas o que representa um problema de saúde pública.

Não se deve esquecer que a morbilidade no seio da população economicamente activa pode reflectir-se numa baixa produção, instabilidade a nível das famílias, e por conseguinte, numa deterioração das condições sociais e políticas. 

 O a cesso a água é um direito plasmado no pacto internacional de direitos económicos, sociais e culturais, transformado numa política de âmbito nacional denominada água para todos. Esta água não deverá estar à margem dos padrões mínimos de a cesso e qualidade.

 A preocupação de problema de género fez com que o programa água para todos, fosse aprovado pelo governo através da resolução do conselho de ministros nº 58/07 de 30 de Julho, com objectivo de assegurar o acesso a água potável a pelo menos 80% da população rural até o ano de 2020.

No âmbito da complementaridade das acções do executivo a nossa intervenção como agentes comunitários merecerá atenção em três questões básicas: (a) informações sobre os cuidados primários de saúde, (b) aumento do acesso a água potável e, (c) a melhoria do engajamento local no saneamento do meio ambiente.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply