Oficial da Polícia Nacional apedrejado até à morte pela população de Cafunfo

Compartilhe

Um oficial da Polícia Nacional, identificado por António Ngambajó, comandante do Posto Policial de Kavuba, município de Xa-Muteba, Província da Lunda-Norte, foi na terça-feira, 8, apedrejado até à morte, depois este ter alegadamente disparado mortalmente por “descuido” contra um adolescente de 17 anos, com o intuito de dispersar uma briga, no bairro Bala Bala, arredores da vila mineira de Cafunfo.

O activista Jordan Mucabinza disse que, inconformados com a ocorrência, os moradores terão desarmado e apedrejado o agente da Polícia Nacional até à morte.

Segundo apurou a Rádio Angola, o agente da corporação teria encontrado um briga dos jovens, que ao fazer os disparos com o intuito de dispersar a confusão, um dos disparos atingiu “acidentalmente” o adolescente Arlindo João Costa, 17 anos, quando tentava fugir dos tiros feitos pelo efectivo.

Fontes contam que, a vítima baleada mortalmente era sobrinho do policial António Ngambajó, contam membros da família.

O activista Jordan Mucabinza tudo está a ser feito para que as autoridades do Serviço de Investigação Criminal (SIC) esclareçam o sucedido, afim de se imputar responsabilidades.

Falta de policiamento de proximidade

Jordan Mucabinza entende que, a falta de policiamento de proximidade terá influenciado na morte do oficial da Polícia Nacional, que não encontrou socorro para que fosse salvo do apedrejamento dos populares em fúria.

“Se a polícia chegasse na hora, não teríamos dois incidentes graves e os marginais não conseguiriam do agente, disse.

Apela o Ministério do Interior no sentido de criar condições umas e técnicas à Polícia de Ordem Pública (POP), “para que sejam reforçados com mais meios eficazes de intervenção rápida de modo a impedir crimes”.

A Rádio Angola tentou o contacto com o Serviço de Investigação Criminal do Cuango, mas sem sucesso.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply