NO LOBITO: CONSTRUÇÃO DE ESCOLA DE 24 SALAS HÁ 15 ANOS ENGOLE TRÊS ORÇAMENTOS

Compartilhe

Uma escola de 24 salas de aulas está a ser construída no bairro “27 de Março” na zona alta da cidade do Lobito, província de Benguela e há mais de 15 anos não é concluída, apesar de ter beneficiado de dotações do Orçamento Geral do Estado (OGE) em três ocasiões e não se prevê o prazo para a conclusão das obras.

Eduardo Ngumbe | Benguela

A situação está a inquietar a população local que fala em sobrefacturação, pois a mesma infraestrutura está contemplada no Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM) com um valor de trezentos e trinta e seis milhões de kwanzas (336.000.000.00 kz).

Entretanto, no quadro do programa gizado pela Administração Municipal do Lobito, tendo em conta aquilo que são prioridades baseadas nos planos de necessidades mais prementes, tornadas públicas pela mesma administração, no âmbito do famigerado Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM) que visa, segundo o executivo, dar vida aos municípios num período aproximado a um ano com um capital orçado em dois milhões de dólares (2.000.000.000 USD), equivalentes em kwanzas provenientes do Fundo Soberano de Angola (FSA).

A par de construções, reabilitações, aquisições e segurança e ordem públicas, saltam à vista, mais uma vez, “procrastinação” de um sonho delonga de os munícipes verem realizado o desejo intenso da execução do tão badalado troço que liga Bar Africano ao Município da Catumbela, passando pelos bairros de Chivile, São João e Santa Cruz e, como não deixa de ser, a conclusão da “infame construção” de uma escola de 24 salas no bairro 27 de Março à Zona Alta tendo o começo das obras se efetivado no princípio do milénio vigente e já engoliu,  segundo consta, mais de três orçamentos contudo ainda assim não se vê a sua conclusão passados 15 anos.

A intenção de finalizá-la voltou a carga com a entrada do PIIM, com um total de trezentos e trinta e seis milhões de kwanzas (336.000.000.00 kz) capitalizados para si. Por estas e demais razões, a Rádio Angola visitou a 16 de Julho, as obras da escola em causa, tendo constatado que os trabalhos decorrem.

Ao que a Rádio Angola apurou no local, as obras arrancadas na segunda quinzena de Abril a cargo da empresa “Elektro Paiva” paralisaram em finais de Junho longe da sua conclusão, pois retirou do local todo o seu material, deixando apenas seguranças que são também funcionários que respondem por este sector da empresa.

O empreiteiro queixa-se da falta de cumprimentos contratuais do governo antes assumidos pelas partes, motivo pelo qual obrigou ao constructor tomar tal atitude deixando assim paralisada a obra que estava prevista a sua inauguração no próximo dia 2 de Setembro deste ano.

A Rádio Angola contactou o Director Provincial de Educação em Benguela, Beline Lopes, sem entrar em detalhes, confirmou o tempo em que a escola se encontra em construção justificando que anteriormente a obra estava sob-responsabilidade do “Projecto BAD”. Beline Lopes disse que “neste momento já estão concluídos doze salas e o bloco administrativo”.

Leave a Reply