No Cuango: Director municipal do Ambiente exonerado e dado como “morto” pelo administrador afinal está vivo

Compartilhe

O administrador municipal do Cuango, Gastão Kahata Júnior, está a ser acusado de ter exonerado José Fernandes, 49 anos, do cargo de director municipal do Ambiente e Saneamento do Cuango, e colocado o seu nome na “lista de falecidos”.

Jordan Muacabinza | Cafunfo

O facto está a chocar os familiares, militantes, amigos, e simpatizantes do MPLA, que exigem do administrador a apresentação de um boletim de óbito que atesta o falecimento de José Fernandes e o local onde terão sido depositados os restos mortais.

Para os militantes do MPLA e população no geral, “trata-se de um comportamento arrogante na administração do Cuango, a exoneração de militantes antigos e homens mais destacado do município, introduzindo assim vários cidadãos sem historial no MPLA”, facto este leva militantes acusarem directamente administrador municipal do Cuango, Gastão Kahata Júnior Goge, de “má-fé, prepotência, arrogância ao exonerar um cadáver sem sepulcro e orienta a proibição de pagamento de salários”.

O acto provocou indignação aos munícipes, para quem essa atitude adoptado pelo administrador poderá levar o MPLA a perder as eleições deste ano na região do Cuango. “Desde que houve disputa de candidatos na conferência que elegeu o primeiro secretário municipal do Cuango, os militantes do partido andam indignados com a postura de Gastão Kahata, por ter excluído militantes que davam energia ao partido ao nível do município”.

O visado, disse à Rádio Angola que estar indignado por ter sido surpreendido com essa notícia de ser falecido. “Se a questão é a exoneração, porque é que fui colocado na sua lista como falecido?”, questiona o cidadão, acrescentando que “quanto à questão da exoneração não está a me preocupar, só entendo ser muito grave a administração desejar a minha morte ao ser colocado na lista dos falecidos, quando na verdade estou vivo”, disse.

Quanto à questão da reforma, disse, “tão logo vi a forma de gestão do administrador não era convincente, então decidi pedir a reforma antecipada, através do Governo Provincial da Lunda-Norte, que foi aceite e estava a espera de rever o salários do mês de Novembro, Dezembro e o 13º o que não cheguei de receber”.

“Estes marimbondos cativaram os meus ordenados e me puseram na lista do Ministério das Finanças como falecido, mas tenho documento da aceitação da minha reforma, agora vou à reforma como falecido”, questionou novamente.

Segundo membros da sociedade civil, a exoneração, desactivação do salário e o desejo de morte do cidadão, José Fernandes, “é algo planificado pelo administrador municipal, Gastão Kahata Júnior Goge e sua dupla que queria ver o cidadão em causa fora da administração municipal do Cuango”.

Os defensores dos direitos humanos apelam ao governador da província, Ernesto Muanagala a resolver a situação e que sejam responsabilizados os autores que supostamente “desejaram a morte” de José Fernandes.

“Isto pode ser entendido de um plano traçado pelo um grupo de militantes arrogantes que estão ao lado do administrador que não tem historial no seio do partido, e todos sabem que quem planeja morte de alguma constitui crime”, afirmou um dos activistas.

A Rádio Angola tudo faz para ouvir a versão da administração municipal do Cuango.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply