Namibe: Estudantes da Faculdade de Ciências das Pescas denunciam falta de certificação marítima e abandono da instituição

Compartilhe

Dezenas de estudantes da Faculdade de Ciências das Pescas, na província do Namibe, denunciam o abandono da instituição pela autoridades e a falta de certificação marítima STCW-78 aos estudantes da classe de oficiais da Marinha Mercante, que é a Navegação Marítima e Mecânica Naval.

Segundo os estudantes, sem a certificação marítima STCW-78, a Faculdade das Pescas, pertencente à antiga Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe, não poderá licenciar os estudantes que frequentam os dois cursos da instituição.

Os curso de Navegação e Mecânica Naval, têm uma particularidade, por serem cursos de oficiais da Marinha Mercante para formar oficiais engenheiros e oficiais capitães de navios, porém esses dois cursos segundo a Organização Marítima Internacional (OMI), estabelece por via da sua convenção STCW-78 (Standard Training Certification and Watchkeeping for Seafarers 1978) convenção internacional sobre padrões de treinamento, certificação e serviços de quartos para marítimos os requisitos para formação dos cadetes nessas categorias que são padronizados a nível internacional por todos os países ratificantes.

A Organização Marítima Internacional estabelece ainda que só podem formar Marítimos nas áreas em causa, o país que for admitido na sua whitelist (lista branca), porém admitindo que os países que ratificaram, mas não estão na mesma lista poderem formar, desde que seja sob o regime de cooperação técnica com um país que esteja na whitelist, que por sua vez fornecerá os meio técnicos e humanos, bem como o perfil académico para o país que pretende.

Foi assim que foi construída a APCMN numa cooperação técnica com a Polónia. Em 2017, quando foi aberta, às autoridades garantiram aos estudantes que teriam certificado internacional vindo da Polónia, bem como o navio escola com os professores vindos da Polónia para leccionar, conforme a convenção estabelece, mas ao cabo dos anos, os estudantes agastados com as falsas promessas tiveram então o primeiro confronto com a instituição em 2022, pelo que na altura, a coordenadora da comissão de gestão, a ministra das Pescas pediu calma, tendo prometido resolver em três meses a situação.

“Acreditamos que foi tudo por causa das eleições”, disse Fernando Muteca João, porta-voz dos estudantes de oficiais da Marinha Mercante, agastado com o cenário.

Segundo lamentam os estudantes, hoje a instituição diz que não tem financiamento para alavancar a formação desses dois cursos de navegação e mecânica naval de acordo o padrão internacional, alegando não ter dinheiro para reestabelecer cooperações técnicas, pelo que vem oferecer formação sem certificação, conforme o documento em posse do Club-K.

Para esses cursos o padrão da Organização Marítima Internacional (OMI) estabelece ser necessário um formação integral, com um estágio mínimo de seis meses a bordo de um navio de no mínimo 500 DWT para mecânica naval e de doze meses para navegação (navios com as mesmas características).

A Faculdade de Ciências de Pescas está a caminho de sete anos sem licenciar estudantes, devido à falta de certificação.

Na manhã de sexta-feira, 8, dezenas de estudantes tentaram realizar uma manifestação na cidade de Moçâmedes contra o “silêncio” das autoridades, mas a Polícia da URP impediu o protesto carregando sobre os estudantes com gás lacrimogêneo.

Fernando Muteca João avançou que “o nosso objectivo é levar a nossa preocupação às instâncias superiores nacionais (Presidente da República) e internacionais (Nações Unidas, embaixada da Polónia) para que intervenham com vista a dar solução do nosso problema porque somos vítimas, e visto que já leva muito tempo desde 2017 sem ter qualquer licenciado”.

Revelou que para esta formação vieram estudantes de Cabinda, Luanda, Zaire, Kwanza-Sul, Benguela, Huambo e muitas outras províncias do país, porém muitos se encontram em estado de abandono pelas famílias que não conseguem prestar o devido apoio.

O total de todos os matriculados até aqui passa de 200 estudantes, neste ano a instituição não admitiu novos estudantes nesses dois cursos, devido aos problemas que a Faculdade de Ciências das Pescas, na província do Namibe.

Os Ministérios das Pescas e do Ensino Superior não se pronunciam sobre o assunto. Estudantes que se sentem prejudicados apelam a intervenção urgente do Presidente da República, João Lourenço, para que se dê solução ao problema.

CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply