Polícia em Luanda detém mais de 70 camponeses quando pretendiam chegar Procuradoria-Geral

Compartilhe

Ouvir:

Um autocarro com 75 camponesas foi supostamente desviado pelo Comando da Polícia Nacional de Luanda, quando o grupo se dirigia à Procuradoria-Geral da República (PGR), para saber sobre o andamento do processo contra o comandante da Polícia do Talatona, sub-comissário Joaquim do Rosário, acusado de violência e usurpação de terrenos no 11 de Novembro, distrito urbano da Cidade Universitária.

Há mais de duas semanas, as camponesas estiveram na PGR com o intuito de saber do processo movido contra à alta patente da corporação, Joaquim Dadinho do Rosário, onde aquele órgão de justiça teria dado garantia de dar uma resposta no prazo de 15 dias, pelo que, passado o tempo, o colectivo de camponesas decidiu, mais uma vez, voltar ao Palácio da Justiça, na Cidade Alta.

Na manhã desta segunda-feira, 4, dois mini-autocarros com mais de 70 camponeses foram mobilizados para ir à PGR, sendo que a primeira viatura partiu às 5h00, tendo chegado ao local às 8h00, aguardando assim pela chegada do segundo autocarro.

Depois de a primeira viatura ter escapado do “controlo” dos agentes da polícia, a segunda viatura devia ser “desviada por orientação superior” retendo os camponeses para que não chegassem à Procuradoria-Geral da República.

O comissário-chefe, Francisco Ribas é tido como protecionista do comandante do Talatona, com o propósito de cuidar dos seus interesses nos negócios de terrenos no município do Talatona, em Luanda, daí segundo a fonte ter dado a ordem para a apreensão da viatura e detenção dos camponeses.

A retenção dos camponeses visa igualmente desencorajar as demais camponesas para sua retirada do local em litígio, bem como resultar em fracasso a visita do grupo de deputados da bancada parlamentar da UNITA, que no quadro da doação de bens, agendaram para esta terça-feira, 5, a entrega de bens de primeira necessidade a aquelas famílias vulneráveis.

Os camponeses, incluindo idosas, passaram a noite supostamente detidos na Esquadra do Bairro Operário. Na unidade policial a corporação exigiu um mandado de captura onde consta o nome de seis pessoas que estão à “caça” das autoridades.

O porta-voz dos camponeses, Daniel Neto, manifestou-se indignado com o acto da Polícia Nacional. “São 75 camponesas que se encontram encarceradas sem as mínimas condições nem para comprar água ou comida”, lamentou Neto, descrevendo que “neste momento o chefe do campo da empresa Konda Marta foi tirado do grupo e levado para o SIC”.

O também Tenente-Coronel das Forças Armadas Angolanas (FAA) apelou ao Presidente da República, João Lourenço, “enquanto Comandante-em-chefe a travar os excessos do subcomissário, Joaquim do Rosário”, que segundo ele “faz e desfaz até morte de pessoa, e ninguém lhe nada”.

Polícia desmente detenção

Num infome, a Polícia Nacional esclarece que 50 cidadãs foram conduzidas a esquadra de polícia para identificação por tentativa de uma manifestação na via pública, defronte a PGR.

De acordo com o piquete da 2ª Esquadra do Bairro Operário, “as cerca de 50 cidadãos supostamente camponesas deslocaram-se defronte a PGR a semelhança do que vem fazendo ao longo do ano, a reclamarem as terras localizadas na zona da cidade universitária no município de Talatona”.

“Hoje transportadas por um autocarro habitual, ao descerem ao local de concentração para manifestarem-se, foram conduzidas a 2ª Esquadra e após identificação e aconselhamento, para cumprirem com a lei de manifestação e reunião, foram libertas”.

De acordo com a nota, o grupo foi libertado com a excepção do cidadão Adelino Magita, detido por ter um mandado de detenção alegadamente por invasão de terras na zona da cidade universitária, local reclamado.

O director-geral da Sociedade Konda Marta lamentou, mais uma vez, a actuação dos órgãos do Estado, que na sua visão “deixam-se instrumentalizar por um indivíduo (Joaquim do Rosário), que usa o nome da instituição do Estado (Comando da Polícia de Talatona), em Luanda, para benefício próprio”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply