Namibe: Cidadão chinês com cargo nas Forças Armadas Angolanas

Compartilhe

Um cidadão chinês de nome Zhan Yongqiao foi recentemente interpelado por agentes reguladores de trânsito no município do Tômbwa, província do Namibe, a conduzir uma viatura de marca Toyota Hilux, em excesso de velocidade. Quando os agentes procederam à identificação do condutor, o mesmo apresentou um passe das Forças Armadas Angolanas. O seu suposto cargo nas FAA é de consultor  do CEMGFAA.

O incidente ocorreu quando os agentes reguladores abordaram o cidadão chinês nas proximidades do bairro João Firmino Tchinanga, resultando na sua condução aos Serviços de Investigação Criminal. Surpreendentemente, o chines que é igualmente empresário, foi liberado após alguns minutos, sem que fosse instaurado qualquer processo contra ele.

O assunto, segundo apurou o Club-K, está a gerar alarido uma vez que os residentes de Tômbwa solicitam uma investigação aprofundada para assegurar que todos sejam tratados de forma justa perante a lei, independentemente do estatuto social ou nacionalidade.

O cidadão chinês é proprietário de uma empresa pesqueira denominada TIANYIHE-PESCAS, LDA, sediada no município do Tômbwa. A empresa é especializada na captura e processamento de peixe.

A situação continua a causar indignação nas redes sociais, com muitos angolanos a criticarem a impunidade dos cidadãos estrangeiros em Angola. Alguns internautas questionaram a validade do passe militar apresentado pelo cidadão chinês, argumentando que Angola não tem cooperação militar com a China.

CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply