Mulher acusada de feitiçaria agredida por “marginais contratados” pelo próprio cunhado no Bocoio

Compartilhe

Arminda Catarina, 40 anos de idade, denuncia que foi brutalmente espancada por indivíduos não identificados, supostamente contratados pelo seu cunhado, acusada de práticas de feitiçaria no seio da família.

Pinto Muxima | Bocoio

O crime ocorreu na aldeia de Mbalambi afecto à povoação de Kavimbi II, a 35 quilómetros da sede do município do Bocoio, província do Benguela.

Em declarações à Rádio Angola, a vítima, com lágrimas nos olhos, contou que foi espancada por um grupo de homens e que não é a primeira vez que tal facto acontece, já que, segundo a mulher, tem sido constantemente “descriminada na aldeia” com acusações de ser “feiticeira”.

A senhora disse que não tem dúvidas de que, a “acção criminosa” foi motivada pelo seu cunhado identificado por Pais, que terá “contratado os marginais” que a agrediram na noite do dia 25 de Abril, cujo objectivo foi tirá-la de casa e consequentemente da aldeia.

Na mesma noite, de acordo com Arminda Catarina, foi obrigada a tirar os seus utensílios da casa em que vivia tendo seguido para o bairro Kavimbi2, numa distância de 7 quilómetros, onde como fez questão de sublinhar “alguém de boa-fé me acolheu”.

“No dia seguinte, após a agressão, quando me dirigia à casa de alguém às 19 horas, me deparei com um grupo de pessoas que disseram que tinham sido eles que me espancaram amando do senhor Pais, o meu cunhado, porque sou feiticeira”, contou a vítima, que se queixa de fortes dores nas costelas e no ombro esquerdo em consequência da tortura sofrida.

Disse que apresentou queixa à Polícia Nacional e na esquadra recebeu a garantia de que as autoridades competentes estão a trabalhar no sentido de identificar todos os autores morais e materiais da violência, e serem responsabilizados criminalmente.

Arminda Catarina é natural da província do Huambo e vive naquela aldeia de Mbalambi, município do Bocoio, por motivos de casamento com o senhor Domingos Contino Nguenga, com qual tem oito filhos, numa relação que já dura mais de 20 anos.

Leave a Reply