Moxico: População prepara onda de manifestações contra à nomeação de Ernesto Muangala

Compartilhe

Uma manifestação, que visa à contestação da nomeação de Ernesto Muangala, ao cargo de governador da província do Moxico, está agendada para o sábado, 24 de Setembro, na cidade do Luena.

Rádio Angola

Ernesto Muangala foi nomeado pelo Presidente da República, João Lourenço, para ser governador do Moxico, após ter sido exonerado do mesmo cargo, na província da Lunda-Norte, onde Muangala governou durante 14 anos, ininterruptos, na altura indicado pelo então Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, em 2008.

Os promotores da pretensa manifestação afirmam que, saem às ruas da cidade do Luena, capital da província do Moxico, para protestar a decisão de João Lourenço, aquém acusam de ter indicado Ernesto Muangala para supostamente cumprir a sua agenda na província mais ao leste do país.

“A população do Moxico estará nas ruas neste sábado 24 de setembro, para protestar a ida do compulsivo governador Ernesto Muangala, uma vez que nada fez para brilhar a Lunda-Norte, conforme havia prometido”, afirmam.

A iniciativa é de membros da sociedade civil, que contara igualmente com apoio do “Bloco de Resistência do Leste (BRL)”, que tem como um dos restos o activista, Nelson Euclides Mucazo, que garantiu estarem preparados para a realização das manifestações “contra a indicação do ex-governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala para governar a província do Moxico.

Os organizadores alertam que os protestos serão feitos durante a sua chegada nesta região, afirmando que os protestos serão organizados pelo povo.

“O povo é o principal descontente com actual situação política e social da província do Moxico, por isso, estão a mobilizar-se para protestarem, pelo que terão o apoio do Bloco de Resistência Leste”, disse.

Já, o defensor de direitos humanos, Jordan Muacabinza, activista da província da Lunda-Norte, disse estar solidário “com os irmãos do Moxico”, tendo garantido a sua participação na pretensa manifestação de sábado, 24 na cidade do Luena, contra a nomeação de Ernesto Muangala à Província do Moxico.

“Tenho o direito de participar nessa manifestação porque injustiçou o mesmo povo na Lunda-Norte sem água, luz, estradas, sem escolas, hospitais e muito mais”, disse o activista, acrescentando que “é a mesma família, por isso, o povo do leste não admite que ele volte no Moxico”, afirmou.

Outro membro da sociedade civil, ouvido pela Rádio Angola, disse estar disposto para a manifestação. “Presente como ausente farei parte, por ser uma luta por à favor de uma causa justa, pois, o governador em causa, não representa uma figura de estima para nós dados os resultados da sua governação na província da Lunda-Norte, uma vez que, esteve lá durante 14 anos e atrasou significativamente o desenvolvimento daquela região do país, zonas de exploração de diamantes.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply