Morreu o rapper e activista angolano Carbono Casimiro

Compartilhe

Fonte: VOA

O rapper angolano Carbono Casimiro morreu nesta segunda-feira, 18 de Novembro, depois de ter sido hospitalizado na Clínica Girassol em Luanda.

Dionísio Gonçalves Casimiro, mais conhecido por Carbono Casimiro era rapper e activista, uma voz bastante crítica contra a repressão, especialmente na altura da governação do Presidente José Eduardo dos Santos.

O anúncio da sua morte foi feito pelo irmão Joel Júnior, através da sua página de Facebook:

Venho em meu nome e da minha familia comunicar o passamento fisico do meu irmão Dionisio Carbono Casimiro,
Agradeço a todas as pessoas que connosco lutaram e fizeram o possivel e o impossivel, mas prevaleceu a vontade de Deus em o ter por perto mais cedo. Peço que lá de cima olhe por nós e nos dê luz para continuar porque de certo sem ele será quase impossível.

Nas redes sociais a consternação é evidente, entre activistas e rappers. O também rapper e activista, Luaty Beirão, que durante todo o dia de Segunda-feira fez apelos no Twitter para que as pessoas fossem doar sangue à Clínica Girassol, para o seu amigo, partilhou a sua perda horas depois.

Como o caso dos 15+2 afectou Carbono Casimiro

Em 2015, Carbono Casimiro havia dado uma entrevista à Voz da América, em que descrevia a polícia angolana como “carniceira”, depois de uma busca à sua casa, entre outros episódios.

No mesmo ano, Carbono foi um dos acusados de crime de rebelião e atentado contra o então Presidente da República, assim como os demais 15 activistas presos a 20 de Junho. Casimiro, ao contrário dos restantes, acabou não sendo indiciado.

Leave a Reply