MORRE HISTÓRICO DA UNITA JAKA JAMBA

Compartilhe

Faleceu à madrugada deste domingo, 1 de Abril, Almerindo Jaka Jamba, membro de cúpula da UNITA, professor e mestre em relações internacionais. A morte foi confirmada pela sua esposa, a deputada Miraldina Jamba, que adiantou que a morte aconteceu à 3H do primeiro dia de Abril.

Texto de Rádio Angola

Jaka Jamba era professor na universidade Agostinho Neto. O activista e estudante de Ciência Política Hitler Samussuku, autor da foto abaixo, escreveu no Facebook: “A vida é bastante imprevisível. Estivemos juntos a conversar na Conferência Nacional sobre o Ensino Primário, realizado pela Handeka, e até o Filipe Mukenga fê-lo uma homenagem ao longo da sua explanação reconhecendo a sua dimensão intelectual a despeito da questão étnica, antropológica e ontológica em Angola. Hoje o mais velho nos surpreende com o seu desaparecimento físico deixando um vazio irreparável. Descanse em Paz, grande filósofo & Professor Jaka Jamba, uma magnífica biblioteca”.

A jornalista Maria Luísa Rogério também reagiu estarrecida: “De início não entendi nada. Só percebi que não podia ser uma brincadeira de mau gosto. Ainda assim, a dúvida persistiu. Acabo de confirmar. Tombou hoje um gigante da nossa Angola. O Dr. Jaka Jamba perdeu o último combate. Logo ele, um homem de paz, uma das figuras mais consensuais do nosso tempo. Haverá certamente lacunas na História. Ele não contou tudo. O país perdeu. Perdemos…”.

Jaka Jamba na conferência sobre educação primária da Handeka | Foto de Hitler Samussuku

A deputada pela UNITA Albertina Ngolo exprimiu-se dolorosamente no Facebook com as seguintes palavras: “A morte é mesmo impiedosa. Está difícil acreditar, mas a nossa grande biblioteca, um verdadeiro dinossauro do saber, um nacionalista, patriota incontornável, Dr. Almerindo Jaka Jamba deixou-nos esta madrugada. Nesta hora de dor só nos resta pedir que Deus o receba na sua santa paz e console a família enlutada, que somos todos nós! Só hoje é que entendi as últimas palavras que me dirigiu à margem da última reunião da Comissão Política da UNITA. Paz a sua alma!”

Jaka Jamba foi mestre em Relações Internacionais, professor universitário e diplomata. Exerceu as funções de secretário de Estado da Informação do Governo de Transição de Angola, foi vice-presidente da Assembleia Nacional, embaixador e delegado permanente da República de Angola junto da Unesco.

Leave a Reply