Moçambique: Oposição interrompe Presidente da República durante discurso sobre Estado da nação

Compartilhe

A bancada parlamentar da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal força de oposição, vaiou e interrompeu momentaneamente esta quarta-feira, 20 de Dezembro, o discurso do chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, durante o informe anual sobre o Estado da nação no parlamento.

Vestidos com camisolas pretas, com escritos de repúdio ao que classificam como megafraude nas eleições autárquicas de 11 de outubro, os deputados do principal partido de oposição deram costas ao chefe de Estado quando a presidente do parlamento, Esperança Bias, o chamou para prestar o seu informe.

Com hinos de exaltação ao partido, gritos e cantos, os deputados da Renamo vaiaram Filipe Nyusi, exigindo a reposição da “verdade eleitoral” e chamando a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, de “ladrões”, avançou a Lusa.

“Queremos a verdade eleitoral”, gritavam os deputados, durante o discurso de Filipe Nyusi, mesmo com a chamada de atenção da presidente do parlamento.

“O povo está a ouvir e nós vamos continuar”, disse Filipe Nyusi, pouco tempo depois de interromper o seu discurso, uma situação que ocorreu pelo menos três vezes.

Mesmo com a chamada de atenção da presidente do parlamento, os deputados da Renamo continuaram a cantar e gritar, tornando impossível a perceção do discurso de Filipe Nyusi, que tentava falar mais alto.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply