Ministro Eugénio Laborinho afirma que actos que comprometem bom nome do MININT não serão tolerados no seio de efectivos

Compartilhe

Oiça:

O ministro do Interior afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que, durante o primeiro semestre deste ano, o trabalho realizado pelo seu pleouro, foi no sentido de reorganizar as questões pendentes, marcadas pelo contexto da pandemia da Covid-19, que alterou profundamente a agenda global.

Eugénio Laborinho que discursa durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano na sede do MININT, sublinhou que foi dedicado esforço para o asseguramento das eleições, avançando que foram igualmente desenvolvidas diversas acções que visaram à melhoria das condições sociais e laborais dos efectivos.

Para o ministro do Interior, o balanço de 2022 comporta situações positivas e negativas, sendo que se destaca pela negativa a ocorrência de crimes que envolveram efectivos do MININT.

Na ocasião, Eugénio Laborinho reconheceu a necessidade de se corrigir condutas que mancham o bom nome daquele Ministério para que o ano de 2023 seja positivo.

O ministro afirmou que no domínio do Planeamento, Gestão Financeira e Patrimonial, tem estado a registar melhorias no que diz respeito à planificação e execução de despesas, em conformidade com a legislação, bem como com as boas práticas de gestão internacionalmente recomendadas, o que atribui maior responsabilidade a todos e a cada gestor das unidades orçamentais.

Lembrou que o actual contexto exige maior rigor, disciplina, eficácia, e integridade na gestão da coisa pública, pelo que não se pode continuar a gerir de forma impulsiva, em nome de urgências e de necessidades aleatórias.

Eugénio Laborinho advertiu que a missão do MININT envolve muitos recursos, daí ser necessário esforços para a melhoria contínua do processo de planificação, execução, controlo e análise da qualidade da despesa.

O ministro disse que com base na estratégia do Executivo para o fomento da produção de bens alimentares e de origem animal, e da orientação do Presidente da República, por ocasião do encontro com os Órgãos de Defesa e Segurança,  o MININT trabalha intensamente para a concepção do modelo e criação de condições para a consumação e implementação de projectos de parceria público- privadas, alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (2018-2022), no domínio do Serviço Penitenciário.

O dirigente exortou aos serviços executivos e de apoio técnico do MININT a unir esforços para modernização funcional e tecnológica de todo o sistema de gestão financeira e patrimonial dos órgãos, para que a actuação continue assente em critérios transparentes de governação e em conformidade com uma maior previsibilidade da despesa.

Na sua intervenção, o governante anuncia que, para o próximo ano, as acção do Ministério do Interior vão estar centradas no reforço das medidas que visam a prevenção e redução da criminalidade organizada, crimes violentos, a corrupção e outros.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply