MINISTRA DA CULTURA IMPEDE ARTISTA HILDEBRANDO DE IR A BIENAL DE VENEZA

Compartilhe

Nota de imprensa: Hildebrando de Melo Bienal de Veneza 2019.

“ Os Artistas deviam ser mais criativos ” Citação da Srª Ministra da Cultura Drª Carolina Cerqueira em uma entrevista.

Dia 16 de Março, fui convidado pelo Ministério da Cultura para um encontro com a Srª Ministra Carolina Cerqueira. Nesse encontro, estava eu o artista, a Suzana Sousa da direção das Actividades Culturais, Paulo Kussy do Instituto de formação e a Srª Ministra. Assim que começamos a nossa reunião, notei que pairava no ar um sentimento estranho. Fiquei com a sensação de que os mesmos, estavam a espera de ouvir lamentos da minha parte. Mas não foi o que aconteceu: Seguidamente e dada a oportunidade como sou uma pessoa, versada ao trabalho, falei única exclusivamente do meu trabalho que tinha feito em 20 anos. Quando a Ministra deu conta tinha, a mesa cheia de catálogos e o resultado desses 20 anos, que resultará em um livro de 575 páginas que muito me custou a produzir com o titulo: DEEP | Hildebrando de Melo 20 anos de trabalho.

No resultado desta apresentação feita, aqui surgiu o convite da mesma para que representa-se Angola na próxima Bienal de Veneza. Um dos eventos mais prestigiados do mundo da arte contemporânea. É incomodo estar perante a Ministra, porque qualquer pessoa dá-se conta de que a mesma quer ser bajulada, por tudo e todos “ Até o ar que ela respira, a natureza devia de lhe agradecer ” é isto estar perto dela. Tudo tem de estar como ela pensa ou julga ser, só que a arte e o seu posicionamento não deve de ser este. Ela faz do Ministério da cultura uma célula do partido MPLA, só que arte não se compadece com política, as duas não casam está provado. Já que é na arte aonde os seres humanos, exprimem emoções, sentimentos como: Liberdade, amor, carinho, afecto,humanidade, perguntas existências que nos surgem, eu só falo de coisas boas porque a minha arte é muito virada para estes conteúdos. certamente que há outros artistas que gostam de trabalhar, outras plataformas mas no meu caso pessoal eu estou muito interessado nestas.

Então durante a reunião ficou acordado que além de eu ser a representação de Angola no evento, seria eu a ir angariar patrocínios, eu escolheria a produção, curadoria e assim foi apalavrado. Só que actualmente os patrocinadores e é norma querem uma contrapartida que é uma obra de arte. Foi o que fiz, para a garantia do dinheiro. Dei a garantia de uma obra, a todos os patrocinadores e foi assim que consegui reunir o dinheiro.

Depois disto começa aqui a minha tormenta. Foram quase dois meses a ser: Humilhado, mal tratado, com muitas contradições com o elenco que rodeia a ministra; Juelson Rangel, Paulo Kussy, Aguinaldo Cristovão e Suzana Sousa todos a infernizar-me a vida. Eu a trabalhar para contactar instituições, empresas patrocinadores e os mesmos a boicotarem todo o processo. E quais eram os boicotes: Intrigas, mal dizeres, em vez de ajudarem, faziam o oposto. Ninguém do ministério destas pessoas respondia a um email, telefonemas ou mensagens. A minha produção em Itália, escrevia emails eles não reagiram a nenhum email até a presente data. Há episódios em que contactamos, dado o contacto por eles do ministério o número do Adido em Roma o Sr. Sampaio para que fosse ver e constatar o espaço, o mesmo constantemente alarmado dizia a minha produção: “ Eu não recebi qualquer ordem de Luanda, não posso fazer nada”.

Já tinha dito isto numa entrevista, num dos orgãos de comunicação social; 80 % das pessoas do Ministério não sabem nada de cultura, mas afinal pude constatar que é mais e pior o cenário, porquê ? Só a duas ou três pessoas formadas no Ministério em Arte, directamente ligada a Ministra duas delas são: A Suzana Sousa em Historia da Arte e o Paulo Kussy em pintura pela pela a ESBAL, só que estes dois em vez de serem sensíveis para com os artistas, fazem o contrario. Estão no ministério a tirar partido do mesmo, para potenciar as carreiras pessoais, não se comportam como servidores públicos. Então o número é mais gritante de pessoas no ministério que não ajudam a arte nem o público no geral.

Os artistas quando visitam o ministério, sitio que deviam de ser acarinhados é o contrario. Conhecem-te mais rápido na rua do que no próprio ministério, eles não sabem quem são os artistas maioria das pessoas que trabalham na instituição, é grave.

Ontem finalmente foi a ultima reunião, no qual tive a confirmação da posição política da ministra.

Que como foi referido pelo Sr. Secretário de Estado “ não há conforto da parte da Ministra em matérias de dinheiro”. O Hildebrando não vai a Bienal de Veneza. Lembro-me de ela se gabar na última reunião. Que a última Bienal tinha sido paga pelo Sindika Dokolo e como a mesma referiu: “ Aquilo é que foi, ele largou um cheque chorudo sem qualquer esforço”. Fiquei perplexo com aquelas afirmações. E disse-lhe: “ Mas, Senhora Ministra agora vai ser um pouco diferente, temos de juntos ir a procura de patrocínios. Só que agora é o oposto disse-lhe. Eu cumpri com o predefinido em menos de 3 semanas pus o dinheiro da primeira tranche que garantia o espaço em Veneza de 25.000.000,00 de Kwanzas. Tínhamos combinados que teriam de ter na conta 30.000.000,00 Milhões para a garantia do espaço e pagamento a produção eu consegui este feito. Com os patrocínios de pessoas particulares e instituições como: Ensa Seguros, Nossa Seguros, Tecnocarro Construções, MCA Vias e meu dinheiro pessoal consegui. Assim teria a garantia do pagamento do espaço para o pavilhão. Como já tinha a garantia de pagamento a minha produção do Banco Caixa Angola de 8.950.000,00 Milhões de Kwanzas, a Endiama e no mesmo dia recebi um telefonema da Secretária para os Assuntos Sociais do Sr. Presidente João Lourenço. A pedir um encontro para que lhe desse mais contributos a solicitação que fiz de ajuda ao Presidente. Pensei eu que estava seguro, já que só tinha pagamentos a fazer em Abril, daria muito tempo para angariar mais dinheiro. E por decisão minha já que isto era importante para a minha carreira, ia mexer nas minhas poupanças de tenho nos Estados Unidos da América transferindo o restante para os gastos posteriores com o evento.

Foi está a minha odisseia de ter aceite uma cruzada, que acabou em dor para mim e para a minha família, para a minha produção que neste momento esta a ser motivos de risadas em Veneza. E eu que finalmente as pessoas do Ministério têm agora a confirmação que conseguiram os objectivos maquiavélicos dos mesmos.

Sim realmente a Srª Ministra da Cultura Drª Carolina Cerqueira tem razão: “ É preciso mais criatividade da parte dos artistas ”.

Hildebrando de Melo.
Artista Plástico

Leave a Reply