MINISTÉRIO DO INTERIOR COM NOVOS DIRECTORES E COMANDANTES

Compartilhe

Nomeado ontem em despacho do presidente da República João Lourenço, o novo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Eduardo Mingas «Panda» apresentou-se hoje ao posto de serviço após a tomada de posse.

Para além da apresentação do comandante-geral Panda, foram empossados também novos directores do ministério do Interior e alguns comandantes provinciais. Ao contrário do que a RA noticiara ontem, o comissário-prisional principal António Joaquim Fortunato, exonerado do cargo de director nacional dos Serviços Prisionais, não foi nomeado para director do Serviço de Investigação Criminal (SIC) mas para director do gabinete jurídico do ministério do Interior.

O substituto de António Fortunato nos Serviços Prisionais é o comissário-prisional principal Jorge Mendonça. Para o cargo de director geral do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) foi nomeado e empossado o comissário Gil Famoso da Silva.

Benção Cavila é o novo director geral do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, enquanto Abel Baptista, ambos comissários, assume o Gabinete de Estudos, Informação e Análise (GEIA) do órgão ministerial.

Para o cargo de inspector geral adjunto do ministério do Interior foi nomeado o comissário prisional António Quintas, uma figura muita contestada pelos seus métodos desumanos no tratamento dos reclusos pelas cadeias que dirigiu, se destacando as comarcas central de Luanda e de Viana.

Os novos comandantes provinciais do Bié, Huambo e Lunda Sul são, respectivamente, António Vicente Gimbe, Eduardo Cerqueira e Aristófanes dos Santos.