MILITARES DAS FAA ACUSADOS DE TORTURAREM A CATANADA CAMPONÊS NO CUANGO

Compartilhe

Um cidadão identificado pelo Tangere Cassoca, 35 anos, que se dedicou ao cultivo do campo para o sustento da família, no município do Cuña, na Lunda-Norte, com a produção das Forças Armadas Angolanas (FAA) ao confundido como garimpeiro no âmbito da “operação transparente”.

Jordan Muacabinza | Cafunfo

Falando à Rádio Angola , o evento contou com a participação de forças armadas nas forças armadas angolanas (FAA) e um evento civil aos comandos da boina vermelha durante a operação transparente na província da Lunda-Norte.

Tudo aconteceu em 26 de Julho último, ao se deslocar para a sua rotina como uma busca de sustento diário para uma família de casa. Neste dia, disse a vítima, por volta das 15h00, resolveu a queimar o combustível no bairro Camarianga perto do rio Tximuamua, e tendo terminado a jornada laboral, decidiu ir ao rio tomar banho para depois regressar à casa ao encontro da família, Mas para o seu espiro, relatou: “Fui surpreendido pelos comandos e começou a fazer disparos contra mim a partir da água onde eu encontrava um banhar, e seguia-me perguntando sobre o que estava fazendo, respondi-lhes que sou sou camponês e como may ver os meus instrumentos do campo, tinha uma enxada, catana e machado, são os materiais que usam o meu trabalho, disse.

They, relatou Tangere Cassock, will aceecting and farred to non, when will tirou the matared-to, must be made to superior killer, and the had off the part of suppression are reserved to diamantes. “Tiraram-me na água com força, cortejaram-me e tiraram-me às tortas pelas costas”, contou à Rádio Angola com uma voz trêmula.

O camponês said that was left left, after same, the military levaram to your graffiti and the material of work. Para sair da casa para a casa, frisou, graças a outros camponeses que se comparam com o amor, foi totalmente despido e relatou o sucedido.

O município que apresentou uma regra ao Comando Municipal da Polícia do Cuango, tendo relatado a ocorrência ao 2º Comandante Municipal, pela sua vez foram comunicadas ao Major e Brigadeiro de coordenação como Forças Armadas. afectivos das FAA.

To that apurou a Rádio Angola , o 2º Comandante da Policia Nacional do Cuango solicitou as forças de defesa de sentido de propaganda como suas tropas para os excessos que têm sido cometidos: “Estão a cometer muitas arrecaduras aqui no município do Cuango”, referiu a alta patente da corporação.

Ouvidos pela RA , os populares dizem que vivem sob um clima de terror, mas ainda assim, afirmam que não têm a mesma natureza.

A população do Cuango denuncia os agentes da polícia e os militares que actuam na “operação transparente”, são pagos pelos garimpeiros entre 20 e 30 mil kwanzas, para os que funcionam juntos nas zonas de exploração de diamantes, durante cinco dias uma semana ”.

Corrigir o que está mal é isto ?, questionando os cidadãos, acrescentando que “os próximos se transformam em grandes garimpeiros, mudam e ficam para trás de civis para não serem confundidos”, dos comandantes da Polícia Nacional do Cuango.

Oiça aqui na página da Rádio Angola o relato da vítima que alega ter sido torturado pelos militares das FAA, no rio perto da sua lavra:

Leave a Reply