MEMBROS INDEPENDENTES DA CASA-CE CRIAM O PODEMOS-JA

Compartilhe

Foi apresentado, na manhã deste sábado, 16 de dezembro, o partido político “Podemos – Juntos por Angola”, abreviadamente “Podemos JA”.

Texto de Simão Hossi

A assembleia constituinte que reuniu 432 membros dos 513 previstos, teve o seu inicio uma hora e meia de atraso do tempo previsto, e contou com a presença do presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral Abel Chivukuvuku.

Xavier Jaime, para além de coordenador da comissão instaladora, quem vai levar todo o processo da legalização ao Tribunal Constitucional e, segundo fontes, apontado como a figura que vai conduzir os destinos do Podemos JA, visto que Abel Chivukuvuku negou a relação entre ele e o novo partido que se cria.

Questionado pela Radio Angola se a criação do novo partido demonstra fragilidade da sua presidência à frente da coligação, Chivukuvuku afastou essa hipótese dizendo que não, acrescentando que “este partido fortalece ainda mais a coligação”.

Segundo explicou Chivukuvuku, o Podemos surge para acomodar todos os membros da CASA-CE que estavam na condição de independentes e para todos aqueles que irão se rever no novo projecto político.

Chivukuvuku deixou, entre linhas, a hipótese de o Podemos JA avançar independentemente caso não haja entendimento entre os membros da coligação quanto à transformação em partido.

O certo é que ainda “muita tinta poderá correr debaixo desta ponte” que se chama Podemos JA até que seja conhecida a sua chefia.