Campanha de arrecadação de fundos para a defesa dos ativistas no Cacuaco

Compartilhe
SOS – Activistas!
==================
7 Activistas angolanos, membros do Movimento Revolucionário Angolano, Núcleo de Cacuaco foram presos enquanto protestavam por melhorias das condições sociais no seu município e a transparência no processo eleitoral, a 17 de Abril de 2017.
Foram julgados sumariamente sem advogado (foi indicado um defensor oficioso pelo tribunal) entre os dias 18-19 e condenados no dia 19 de Abril de 2017 a pena de Prisão Efectiva de 45 dias e o pagamento de uma avultada multa de AKZ 75.808,00 cada um, perfazendo um total de AKZ 530.656,00. A equipa de advogados que só se conseguiu constituir depois da sua condenação, do escritório do Dr. Luís do Nascimento já interpôs recurso a sentença ao Tribunal Supremo no dia 26 de Abril de 2017.
Segundo o Tribunal Municipal de Cacuaco (tribunal que os condenou), o não pagamento da multa acima referida, que se configura nos encargos judiciais, poderá fazer com que os activistas fiquem presos por 90 dias. Não sabemos bem se isto é mesmo de lei ou não.
São eles os activistas:
1. Kituango Mabiala Paulo “Russef”;
2. Mariano Domingos Bernardo de Andrade;
3. Nzuzi Zacarias Domingos Mabiala “Luston”
4. Valdemar Aguinaldo Sebastião Domingos “27 de Maio”
5. Adão Pedro Bunga “MC Life”
6. David Saley
7. António Domingos Mabiala
Neste momento enfrentamos três problemas cruciais:
1. Dinheiro para custear as despesas com deslocações para as visitas e compra de comida e outras bens de primeira necessidade para os activistas presos;
2. Dinheiro para pagar os encargos judiciais, ou seja, a multa;
3. 5 dos 7 activistas encontram-se adoentados. Sofrem de vários problemas de saúde: paludismo, gripes, febres e o Kintuango que está com dor de dente.
As famílias de sí, já vão fazendo das tripas o coração para poder assisti-los. Os activistas estão firmes nas suas convicções cientes de que foram mais uma vítima de um sistema judicial que se tornou cego para a justiça!
A sociedade não está comovida e os activistas foram atirados à sua sorte. Quais as possíveis razões? As razões podem variar de pessoa a pessoa, mas talvez uma delas tenha a ver com um vídeo polêmico divulgado nas redes sociais há um tempo atrás. Respeitamos as sensibilidades de cada um, não estamos a ser apologistas do que quer que seja. A nossa maior preocupação é que os nossos irmãos estão presos! Estão presos e precisam de nós. Não nos parece que a sua prisão e julgamento se tornaram justos só por causa desse incidente com alguns dos integrantes no processo.
Não vemos que palavras usar para apelar às vossas consciências, apenas queremos dizer que OS NOSSOS MANOS PRECISAM DE NÓS! E eles precisam de nós de todas as maneiras. A sua permanência ou liberdade depende do que decidiremos fazer!
______________
SOS- Apoios
______________
Para os dois problemas cruciais que estamos a enfrentar e depois de contactarmos as famílias, elas disponibilizaram-nos a conta bancária da Telma Sebastião Domingos, irmã do Valdemar Aguinaldo Sebastião Domingos “27 de Maio”. Seguem as coordenadas:
.
BANCO BFA
Nº: 163-465-473/30
IBAN: (por actualizar)
Titular: Telma Sebastião Domingos
.
Coordenadores da Iniciativa
António Fussucu Chinguar
Ermelinda Freitas
M’banza Hamza
Telma Sebastião Domingos
.
Contactos:
924 001 777
911 782 318
948 105 436

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply