Lunda-Norte: População do Cuango diz-se “cansada” com “mentiras” do governador Ernesto Muangala sobre reabilitação da estrada que liga sede do município ao Luremo

Compartilhe

Os habitantes do município do Cuango, província da Lunda-Norte, dizem que na prática não se vê nenhuma luz no fundo do túnel, para o arranque das obras, que visam a reparação do degradado troço que liga a sede do município do Cuango à comuna do Luremo, passando pelo sector de Cafunfo.

Jordan Muacabinza |Cafunfo
Fonte: Rádio Angola

Segundo o governador da Lunda-Norte, Ernesto Muanaga recentemente, as obras de reabilitação do troço em causa começam no primeiro trimestre do ano em curso, mas a população diz que “na prática nada se vê no terreno”.

A população entende que os trabalhos mal feitos e a falta de dinâmica para resolver os principais problemas que afligem o povo da Lunda-Norte, tem provocado muito descontentamento no seio dos habitantes, incluindo militantes do partido no poder.

Os populares dizem que “não entendem as razões da permanência de Ernesto Muangala no cargo de governador da província rica em diamantes”.

“O que mais preocupa os habitantes da Lunda-Norte é a forma em que as vias de comunicação andam degradadas, sob o olhar cúmplice do governador Ernesto Muangala, do seu partido MPLA e o seu ciclo”, facto que a população considera “conversa para o boi ir dormir o pronunciamento do Regedor”, dizem.

Segundo consta, a empreitada, numa extensão de 200 quilómetros, numa primeira fase vai se consubstanciar em trabalhos de terraplanagem, e está avaliada em dois mil milhões e 100 milhões de Kwanzas.

No âmbito do Programa de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) o município do Cuango beneficiou de três projectos, designadamente a construção de um Instituto Médio de Saúde, com 16 salas de aulas, um programa de saneamento básico e a reabilitação de 200 quilómetros de estrada.

Recentemente o homem mais privilegiado desse o tempo do então Presidente José Eduardo dos Santos e agora com o João Lourenço, disse durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, que os 58 projectos em execução na Lunda-Norte estão ligados aos sectores da educação, energia, águas, saúde, saneamento básico, segurança pública e vias de comunicação.

Disse na ocasião que a reabilitação dos 200 quilómetros da via Cuango/Cafunfo até ao Luremo “têm os respectivos processos no Tribunal de Contas para análise”, afirmando que as obras enquadram-se no quadro do PIIM, que para o município do Cuango, a sua população está contemplada com três projectos, com destaque para um Instituto Médio de Saúde, com 16 salas de aulas, cuja duração era para nove meses, avaliado em 116.500 milhões de kwanzas.

“O Instituto Médio não tem pernas para andar, no local não tem nada, por isso não passa de chaladice do senhor governador, que pretende apenas agradar o Presidente João Lourenço e os militantes do MPLA”, disse o ancião Sardinha Muambunji.

Outra situação que preocupa igualmente os habitantes da região do Cuango são ravinas que transformaram as ruas intransitáveis na vila de Cafunfo.

Para muitos, a Lunda-Norte se estivesse sido governada por “ um irmão do sul do país, no mínimo teríamos brilho mais que os diamantes, agora a província é governada pelo homem intocável dos presidentes José Eduardo dos Santos e João Lourenço, pelo que vai ser difícil as crianças ou seja, as gerações vindouras sonhar com esse brilho de propaganda desde 2008”, lamentou o residente Arnaldo Paulo Txizondo.

Enquanto isso, os automobilistas consideram que, “se o troço Cuango nunca foi reabilitada é devido a cumplicidade e excesso de poderes que governador tem, pois nós que enfrentamos essa via todos dias, sentimos o sofrimento.

Denunciam que para circular na “estrada dos ricos que está em condições”, os automobilistas são obrigados a pagar à empresa Sociedade Mineira do Cuango (SMC) 80 mil kwanzas, “mesmo sabendo que nós somos fornecedores destes habitantes que nasceram por cima de diamantes”, frisou Belarmino Mateus.

Leave a Reply