Lunda-Norte: Marginais fazem-se passar por garimpeiros e assaltam com armas de fogo compradores de diamantes

Compartilhe

Dois homens foram gravemente feridos com disparos de armadas de fogo, efectuados por supostos marginais, que se faziam passar por garimpeiros que alegavam ter em sua posse diamantes para serem vendidos.

*Jordan Muacabinza | Cafunfo

O facto aconteceu na última semana, na comuna do Luremo, município do Cuango, província da Lunda-Norte. Segundo apurou a Rádio Angola, o grupo composto por seis elementos, fazia-se acompanhar de armas de fogo do tipo AKM-47 de cano cortado, catanas, facas e outros meios contundentes que teriam facilitado o assalto às 21 horas na passada quinta-feira.

Aos “infelizes”, os supostos assaltantes, para além de terem roubado um total de oito mil USD, telemóveis e computador portátil, que estavam em sua posse, tendo sido atingidos com disparos, deixando-os entre a vida e a morte.

Ernesto Mukendje, uma das vítimas de 45 anos, contou que tinha sido convidado por um dos amigos identificado por Almeida Pedro, para que fosse à comuna do Luremo, onde alegadamente tinha garimpeiros com diamantes e que precisavam vendê-los a um comprador.

Disse que, em companhia do amigo, puseram-se na motorizada até ao Luremo onde chegaram à noite, mas o destino seria à aldeia de Kalelau, que dista a mais de 12 quilómetros da sede comunal.

Postos lá, segundo descreveu, o amigo ligou para os presumíveis garimpeiros informando que já estavam no local para a feitura do negócio.

“Eles disseram que o negócio devia ser feito na mata longe onde estavam os diamantes, pelo que, postos lá, não vimos as pedras, mas seis elementos estranhos armados com armas de fogo e outros objectos contundentes”, disse.

O cidadão conta ainda que, depois de ter sido recebido os valores que serviriam para a compra dos tais diamantes “inexistentes”, “os marginais começaram a disparar contra nós, e quando tentamos fugir de motorizada, os mesmos atingiram o meu amigo Almeida Pedro com vários tiros no corpo, tendo caído no chama esfaquearam-no com vários golpes cortando inclusive a orelha”.

Lamentou que o seu amigo se encontra em estado de coma com duas balas encravadas no corpo e ele foi atingido com uma bala no braço, sendo que, “com toda residência tive que entrar numa vala, aí foi a minha sorte”.

Após a população ter tomado conhecimento sobre a situação, comunicou a policia, que prontamente foi ao local e conseguiu resgatar o seu amigo gravemente ferido.

Disse que conhece um dos elementos da “gangue” bem como seu amigo também reconheceu um deles, tendo citado o seu nome já com os agentes da polícia presentes no Hospital Regional de Cafunfo, onde foram levados para os primeiros socorros.

Dada a gravidade dos ferimentos, depois da assistência médica em Cafunfo, os dois cidadãos foram transferidos para o Hospital Geral de Malange.

Fontes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) local, disseram ao O Decreto que, após o cometimento do crime, as autoridades puseram-se em campo e detiveram quatro supostos marginais que estarão detrás do referido assalto, restando os demais cuja investigação continua para encontrar os foragidos na localidade de Kavuba.

Os activistas dos direitos humanos, na Lunda-Norte entendem que, dada a situação, a Polícia de Investigação Criminal (SIC) no município do Cuango, “tem vindo a melhorar os seus serviços de investigação na região, o que não acontecia no antigo consulado de outros marimbondos, pois não acontecia a detenção imediata nem a identificação de presumíveis autores, aqui os expressamos nota à investigação criminal”, disse.

Leave a Reply