Luanda: CPJ avalia funcionamento das instituições públicas

Compartilhe

Ouvir:

O líder do Conselho Provincial da Juventude de Luanda (CPJ), Alberto Dala, iniciou esta quarta-feira, 11, visitas de constatação às instituições do Estado nos nove municípios da capital do país, tendo como primeira paragem o município de Luanda, onde a comitiva do CPJ avaliou o grau de execução das obras do PIIM e não só.

O município de Luanda conta com um total de 23 projectos do PIIM, destes, 18 estão “completamente concluídos”, de acordo com a garantia dada pela administração local. Como uma forma de conhecer e participar dos projectos gizados pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), com incidência nos municípios, os jovens constataram a funcionalidade da Administração de Luanda, bem como os programas e acções em curso no município.

Para além do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, o CPJ inteirou-se igualmente sobre a repressão à poluição sonora, o reordenamento do comércio, educação ambiental, ordenamento do trânsito e o licenciamento da actividade de táxi e mototáxi.

Na administração, Alberto Dala “Baduna” manteve encontro demorado com administradora adjunta para o sector político, social e das comunidades, Alcrésia Cavala, em representação da gestora principal, Milca Caquesse, seguindo-se de uma visita aos equipamentos sociais nos distritos urbanos da Maianga, Neves Bendinha, Rangel e Sambizanga.

Na ocasião, o director municipal de Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado, Jofre Silva apresentou o programa de reordenamento do comércio, que teve início na zona do São Paulo e alojou dentro dos mercados cerca de sete mil vendedoras ambulantes.

A administração, na pessoa do director Municipal dos Transportes Tráfego e Mobilidade, Domingos Araújo, avançou o programa de Ordenamento do Trânsito, iniciado em Março, em Cacuaco, e a partir do dia 13 do mês em curso abarca outras fases do projecto.

O director do Turismo e Cultura, Domingos Fungo, revelou a existência do programa de sensibilização e mitigação da poluição sonora, direcionando os munícipes e todos organizadores de festas e outros eventos.

Em declarações à imprensa, o secretário executivo do Conselho Provincial de Luanda, Alberto Dala disse que ficou “satisfeito” com a realidade constatada no município capital do país, pois “o município ganha outra imagem” apesar de existirem ainda muitas dificuldades.

Alberto Dala aconselha a juventude a apoiar as iniciativas do Executivo do Presidente João Lourenço, que visam garantir o bem-estar social da população, em especial dos jovens do país, pois pensa que o país não se faz somente apontando o dedo.

O líder juvenil em Luanda “elogiou” a forma transparente e aberta da Administração Municipal de Luanda e garantiu que o CPJ-Luanda, enquanto parceiro do Estado, vai continuar a participar, bem como contribuir em prol das ações do Executivo.

Aproveitou a ocasião para manifestar a preocupação sobre o estado das estruturas intermédias (Conselhos Municipal e Distritais da Juventude), que segundo Alberto Dala “carecem de espaço de acomodação que serva de uma sede para melhor planificar e executar as suas acções em prol da juventude de Luanda”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply