Líder do PRS afirma que nada justifica não aprovação da última lei eleitoral autárquico

Compartilhe

Oiça aqui:

O presidente do PRS, Benedito Daniel recebeu na quinta-feira, 18, na sede do seu partido, em Luanda, o embaixador dos Estados Unidos de América (EUA) em Angola, Tulinabo Mushingi, com quem abordou a situação socioeconómica e política do país.

À saída do encontro, Benedito Daniel, disse à imprensa que o contacto se enquadrou nas celebrações dos 30 anos de cooperação entre os Estados Unidos de América e a República de Angola.

O presidente do PRS sublinhou que, na audiência que decorreu à porta fechada, a direcção da sua formação política apresentou algumas questões pontuais que afectam a vida dos angolanos, entre as quais a não realização, até à data, das eleições autárquicas no país.

Para Benedito Daniel, o PRS não entende as motivações da não implementação das autarquias locais. O presidente do Partido de Renovação Social disse que “o povo está cansado de esperar e não estamos a perceber até ao momento a não realização das eleições autárquicas”.

Na visão do líder do PRS, a simples questão de não se completar o pacote eleitoral autárquico não é razão para a não implementação das autarquias locais, até porque, disse, “nós os deputados estamos prontos para aprová-lo, basta ser agendada”.

À imprensa, o líder do PRS disse ainda ter tratado com o diplomata dos EUA questões relativas ao desenvolvimento da democracia no país, incluindo os projectos dos Estados Unidos em prol do bem-estar dos angolanos.

Benedito Daniel fez saber que o diplomata norte-americano manifestou o interesse do seu país em transmitir experiência para o crescimento económico e social de Angola.

EUA incentiva políticos e sociedade civil a contribuírem para democracia em Angola

O encontro produziu uma declaração, em que o diplomata norte-americano afirmou que a Embaixada dos EUA apoia o processo democrático em Angola e incentiva todas as vozes políticas a contribuírem para a democracia no país.

“Em democracia ouve-se as vozes para se entender as diversas perspectivas que cada partido traz à mesa”, afirmou o diplomata na mensagem, acrescentando que as “democracias fortes” resultam em nações mais pacíficas, prósperas e estáveis.

Tulinabo Mushingi defendeu trabalho conjunto entre os Estados como forma de enfrentar os desafios internacionais mais prementes, como o combate à crise climática e prevenção de pandemias.

Os EUA trabalham há muito tempo para fortalecer as democracias e promover o respeito pelos direitos humanos em todo o mundo, afirmou o diplomata.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply