Líder da CASA-CE diz que manipulação da imprensa pública pelo MPLA gera “intolerância política” no país

Compartilhe

O líder da CASA-CE, Manuel Fernandes, apelou nesta quarta-feira, ao “dialogo franco, aberto e patriótico”, com vista a se acabar com a “intolerância no país” e a partidarização das instituições do Estado por parte do MPLA.

Rádio Angola

O político discursava nesta quarta-feira, 13, sobre o Estado da Nação, em que apresentou a visão socioeconómico e política do país, na perspectiva da Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE).

“Só com diálogo franco, aberto e patriótico poderemos acabar com a intolerância política, com as ordens superiores sobre as forças da ordem, com a partidarização das instituições públicas”, disse.

Para o presidente da CASA-CE, não é possível combater os actos de “intolerância política” um pouco por todo o país, “com a manipulação dos factos nos meios de comunicação social públicos, com tratamento desigual dado às forças na oposição pela imprensa pública, e com o uso excessivo da força policial contra manifestantes”, referiu.

Na visão de Manuel Fernandes a não materialização das Autarquias em 2021, demonstra a falta de vontade política do actual executivo em adoptar a forma de administração que no seu entender “resolveria o problema das assimetrias regionais, da pobreza extrema e da seca severa em Angola e não propriamente, a divisão político-administrativa em curso”.

Outra vertente apontada pelo líder da Coligação é o combate à corrupção e à impunidade, defendendo a ideia de que os indivíduos que desviaram fundos públicos e que têm colaborado com a justiça devem merecer um tratamento diferenciado.

“isto não significa dizer que os actos à volta do processo de recuperação de activos devam ocorrer em segredo de Estado ou de justiça, como tem vindo acontecer, em muitos casos”, realçou, advogando a necessidade de optar pela transparência, como forma de encorajar e moralizar a sociedade.

Para ele, os recursos ilegalmente alocados no estrangeiro devem ser repatriados para “reanimar a economia nacional, carente de fundos de investimentos”, optando pelo “diálogo franco, aberto e patriótico, entre os poderes públicos e os detentores dos dinheiros desviados ilicitamente”.

Como soluções para os vários problemas que o país vive, o líder da CASA-CE apontou a implementação de políticas de incentivo ao empreendedorismo e de criação de micro, pequenas e médias empresas. Para este desafio “o Estado deve assumir um papel fundamental na abertura de linhas de crédito e apoio financeiro às iniciativas empresariais”, priorizando a recuperação e apoio aos negócios produtivos existentes.

O estado das vias secundárias e terciárias também mereceram atenção no discurso de Manuel Fernandes, tendo referido que o Executivo deve encarar com seriedade o programa de reabilitação das estradas, por entender ser a principal condição para o incentivo a produção interna, sobretudo no sector agropecuário.

“Mas para isso, tem de haver contenção rigorosa na gestão da coisa pública. Temos um país com os cofres vazios e por isso os gastos supérfluos devem ser denunciados e amplamente combatidos por todos”, realçou.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply