JULGAMENTO DO LÍDER DO MEA ARRANCA NESTA SEGUNDA-FEIRA NO TRIBUNAL DO BENFICA

Compartilhe

O líder do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira começa a ser julgado a partir desta segunda-feira, 01 de Julho, na 14ª Secção dos Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda, acusado de crime de calunia e difamação, movido pelo antigo director de informação da Televisão Pública de Angola (TPA), Gonçalves Ihanjica.

Rádio Angola

O caso remonta desde 2017, quando Francisco Teixeira, que viu falecer dois parentes próximos em consequência do surto da febre amarela, terá feito um “telefonema intimidatório” contra o jornalista Gonçalves Ihanjica, acusando-o de ser o responsável pelo “mortífero ataque” da doença que, em 2016 vitimou milhares de pessoas em todo o país.

Na chamada telefónica gravada e difundida nas redes sociais, o líder do Movimento dos Estudantes, Francisco Teixeira ainda sentido com a morte dos seus ente queridos, envolve-se em trocas de palavras com o então director de informação da TPA que no consulado de José Eduardo dos Santos gozava de fortes influências no Palácio Presidencial, atribuindo-lhe culpado de ter proibido os órgãos de comunicação social públicos de transmitirem qualquer informação sobre o surto da febre amarela como forma de evitar que o país ficasse na boca do mundo.

Durante a discussão, Gonçalves Ihanjica que chegou mesmo acusar o líder estudantil de estar ao serviço do partido político UNITA, prometeu abrir queixa-crime contra Francisco Teixeira, cuja primeira sessão de audiência acontece já nesta segunda-feira, 01 de Julho, na 14ª Secção dos Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda, na zona do Benfica.

Segundo consta, estão arrolados no mesmo processo como declarantes, o jornalista Alexandre Cose por ter estado no momento em que Francisco Teixeira e Gonçalves Ihanjica tiveram trocas de palavras por telefone. Outro declarante é o jornalista Jorge Eurico a quem lhe é atribuído o teor de uma carta reivindicativa no seio dos funcionários da TPA.

A propósito disso, o advogado Zola Mbambi que vai defender em tribunal o presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), denunciou dificuldades para ter acesso ao processo, mas garante que, apesar disso a defesa está preparada.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do advogado Zola Bambi:

Leave a Reply