Juízes do Tribunal Constitucional desconhecem autor do acordão que validou eleições Gerais

Compartilhe

A Juíza Conselheira do Tribunal Constitucional Maria Da Conceição De Almeida Sango, se distanciou do acto de subscrição do acordão 769 que chumbou o pedido da UNITA de comparação dos resultados das eleições gerais de 24 de Agosto.

Nos corredores do Tribunal alega-se que “recusou” colocar o seu nome num documento que ela desconhece o seu autor. A também acadêmica reconhecida pela sua integridade, alegou sentir-se mal, e ficou em casa para não ter de subscrever ao documento.

Segundo o Club-K, Conceição de Almeida Sango, não assinou o referido acordão, tal como um outro produzido dias antes negando provimento ao recurso contencioso apresentado pela CASA-CE, no dia 1, sobre a Acta de Apuramento Nacional das Eleições.

Os dois acórdãos em referencia não trazem o nome do juiz-relator. Aos venerandos foi-lhes apenas dito que o documento foi produzido por um suposto “grupo técnico” que os mesmos desconhecem.

Dos 11 juízes que fazem parte do TC, a juíza Maria Da Conceição De Almeida Sango, foi à única que não assinou.

A juíza Maria de Fátima de Lima de Almeida Baptista Pereira da Silva “Fatinha” declarou-se impedida visto que o seu esposo Manuel Pereira da Silva “Manico”, é parte do processo na sua qualidade de Presidente da CNE.

Outra juíza Josefa Antónia Dos Santos Neto, participou e votou contra produzindo uma declaração em que esclarece que votou “vencido”, porque não teve acesso as actas em que a CNE fundeou a sua conclusão sobre os resultados das eleições gerais de 24 de Agosto.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply