Jovens do Cazenga formados em matéria de liderança e valor democrático pela Friends of Angola

Compartilhe

Ourvir:

Mais de trinta de jovens activistas participaram na semana passada da acção formativa ministrada pela organização não-governamental Friends of Angola (FoA), num encontro que decorreu na “Mediateca do Zé Dú”, no município do Cazenga, em Luanda, com o tema: “Liderança e Valores Democráticos para Juventude Angolana”.

Durante dois dias, os formandos aprenderam várias temáticas em torno da liderança e valores democráticos. A activista Laurinda Gouveia, que orientou o acto formativo, disse à Rádio Angola que o workshop foi positivo tendo em conta o nível de participação dos intervenientes.

A activista cívica explica que transmitiu aos participantes as características de um “verdadeiro líder”, onde foi apresentada a visão da Friends of Angola (FoA) sobre a formação e os seus objectivos.

Disse também que os jovens activistas foram referenciados sobre o autoconhecimento, pois segundo a Laurinda Gouveia, o líder precisa ter o domínio desta característica, sem, no entanto, deixar de parte o princípio da honestidade.

“O líder tem que ser honesto para que os seus liderados tenham uma visão honesta da realidade”, disse.

Em entrevista concedida a este portal, Laurinda Gouveia falou também da transparência, um tema que, de acordo com a activista, mereceu igualmente a abordagem com os formandos.

“Principalmente num contexto como o nosso, é necessário que os líderes sejam pessoas transparentes, pessoas que realmente consigam a nível da gestão dos recursos das organizações”.

Os participantes enalteceram a iniciativa da organização, pois entendem que os conhecimentos adquiridos poderão ajudar na preparação de jovens para serem líderes do futuro.

No fim da formação, os mais de 30 jovens receberam certificados, num acto financiado pelo Governo do Canadá, organizado pela Friends of Angola (FoA) em parceria com a Plataforma Cazenga em Acção (A voz do Cazenga).

De recordar que, antes a mesma formação aconteceu no município de Cacuaco e depois será no município de Viana, em Luanda.

Ouvir:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply