Jovens detidos em Malange na manifestação “Propina Não” vão a julgamento sumário nesta quarta-feira

Compartilhe

Três activistas detidos no último sábado, 26, na sede do município de Kalandula, província de Malange, durante tentativa de uma manifestação de rua promovida pelo Movimento Estudantil “Propina Not” em parceria com o Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), que repudiam a intenção do Executivo Angolano, que pretende cobrar propinas nas Universidades Públicas, vão ser julgados sumariamente nesta quarta-feira, 30/10, no município de Cacuso, onde foram transferidos.

Rádio Angola

Trata-se dos jovens Hermenegildo de Jesus, Teixeira Moisés e Félix de Jesus, detidos ao meio da manhã do último sábado, na sede do município de Kalandula, província de Malange, quando um grupo de jovens na sua maioria estudantes preparava-se para participar de um protesto pacífico “exigindo a não cobrança de propinas nas Universidades Públicas”.

A Rádio Angola contactou ao telefone o comandante muninicipal da Polícia Nacional em Kalandula, que confirmou a detenção dos três activistas, argumentando que os jovens foram detidos e presentes ao Ministério Público “por crime de desobediência”.

Entretanto, os familiares contestam a versão da corporação e afirmam que os mesmos foram espancados e depois detidos momentos antes do inicio da manifestação.

Os familiares que lamentam os excessos dos agentes da polícia, sustentam que os três jovens vão ser julgados nesta quarta-feira, em Cacuso sem ser ouvidos e que não têsm um advogado constituído.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações de alguns dos familiares dos três activistas:

Leave a Reply