Jovens de Benguela saem às ruas para exigir 500 mil empregos prometidos por João Lourenço

Compartilhe

Centenas de jovens, incluindo activistas cívicos, tencionam sair às ruas da cidade de Benguela, para mais uma vez, exigir os 500 mil empregos prometidos pelo João Lourenço durante a campanha eleitoral de 2017, nas vestes de “cabeça-de-lista” do MPLA.

Faustino Dumbo | Lobito

Em consequência da crise económica e financeira que “fustiga” a economia de Angola, o índice de desemprego tem aumentado a cada ano que passa no país, com o despedimento de muitos trabalhadores, sobretudo no sector privado, o que tem aumentado o número de “exército” de desempregados no país, com maior realce no seio da juventude.

Segundo a Folha de Informação Rápida (FIR) do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), divulgada no dia 02 de Março do corrente ano, a taxa de desemprego na população com 15 ou mais anos de idade aumentou para 31,8% face aos 30,1% estimados no terceiro trimestre.

De acordo com os dados publicados, a população desempregada com 15 ou mais anos situa-se agora em 4.627.158 pessoas, mais 356.053 do que terceiro trimestre de 2019, um aumento de 8,3%.

No caso dos jovens, a variação trimestral foi ainda mais expressiva, atingindo os 9,8%, com o número de desempregados entre os 15 e os 24 anos a aumentar de 2.474.967 para 2.717.191, ou seja, mais 242.224 pessoas.

A população empregada com 15 ou mais anos (9.924.675) diminuiu 6.873 pessoas (0,1%) em relação ao trimestre anterior.

O Presidente da República João Lourenço, nas vestes de “cabeça-lista” do MPLA, prometeu durante a campanha eleitoral das Eleições Gerais de 2017, a criação de 500 mil postos de trabalho até 2022, altura em que termina o seu mandato de cinco anos.

Em Benguela, os jovens afirmam que, desde que o Titular do Poder Executivo foi empossado “não sentem nenhuma política que visa à criação de empregos para a população, particularmente à juventude”.

“Tirando os concursos públicos nos sectores da educação e saúde, que também não chegam aos cem mil postos, não vemos maias nada, e já lá passam quase três anos no seu mandato”, disse a este portal um dos jovens do Lobito.

Para os jovens de Benguela, João Lourenço “enganou a juventude com promessas que não consegue cumpri-las, já que falta pouco para o seu mandato terminar”.

Entretanto, para “exigir” ao cumprimento da promessa eleitoral dos 500 mil empregos, centenas de jovens, alguns dos quais activistas de Benguela saem às ruas no próximo sábado, 28 de Março, numa manifestação pacifica para dizerem “onde estão os empregos prometidos, senhor Presidente João Lourenço?”.

Na carta que dá a conhecer as autoridades de Benguela a que este portal teve acesso, indica que a marcha vai ser realizada no centro da cidade de Benguela, com a concentração na escola do Liceu, às 13h00, com um percurso que vai passar pela Avenida Dr. António Agostinho Neto até ao Largo de África.

“Mais uma vez, vamos exigir a promessa do presidente João Lourenço”, disse o activista Avisto Tchongolola, para quem “convidarmos a todos munícipes para fazer parte desta marcha, no dia 28 de Março”.

A carta subscrita pelos activistas já está nas mãos do governador de Benguela, Rui Falcão, onde se pode ler: “O povo estará nas ruas da cidade, cujo objectivo da manifestação é política e social, visa exigir publicamente o cumprimento da promessa eleitoral de Quinhentos (500) Mil Postos de Empregos, prometido na fase da campanha eleitoral 2017/2022 pelo actual presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço”.

Leave a Reply