Jovens da província do Zaire aprimoraram conhecimentos sobre liderança e valores democráticos numa promoção da FoA

Compartilhe

Mais e trinta jovens de ambos os sexos, na cidade do Soyo, província do Zaire, participaram na última semana de Junho, deste ano, de uma acção formativa sobre “aptidões de liderança e valores democráticos”, organizada pela associação cívica local “Yeto mu Yeto”, com o apoio da organização não-governamental Friends of Angola (FoA), defensora dos direitos humanos, transparência e boa governação no país.

Fonte: Rádio Angola

Durante o treinamento, os jovens discutiram num espaço aberto ao diálogo, questões relevantes sobre a “liderança”, sobretudo na vertente da “liderança comunitária”, tal como fez saber à Rádio Angola os organizadores do treinamento.

“Aqui, procuramos despertar, influenciar e motivar o interesse da Liderança Comunitária, apontando as suas vantagens”, disse um dos responsáveis da associação cívica “Yeto mu Yeto”.

Referiu que, durante mais de duas horas, os participantes abordaram tema como: “O que é a Liderança? Quais são as formas de exercer a Liderança? Tipos de Liderança, Características de um líder e Importância da Liderança”.

Os participantes olharam igualmente para outros temas tais como: “Por que razão você deve ser um Líder Comunitário? Exemplos de Liderança Comunitária, Quando você poderá liderar? Os líderes, nascem líderes? Características de um bom líder, Sugestões fundamentais para grupos de futuros líderes, Como o líder deve controlar as emoções”, entre outras abordagens.

Ao longo da sessão formativa, os participantes praticaram exercícios, com o objectivo de entender e caracterizá-los que tipo de liderança adoptam e que tipo de liderança exercem.

Realizado na Biblioteca Municipal, a 1ª sessão de treinamento, teve a parceria do Conselho Provincial e Municipal da Juventude do Zaire e direcção municipal dos tempos livres.

A sessão formativa foi facilita pelos activistas dos direitos Humanos, Pedro Gonga, coordenador da Associação Yeto mu Yeto e Hélder Lourenço André, estudante e activista, sendo que a mesma contou ainda com o auxílio do docente e activista Daniel Maurício.´

A organização cumpriu com todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19. Participaram da formação, 38 cidadãos de várias organizações, membros do governo, representantes de partidos políticos, docentes e estudantes, dos quais quatro mulheres, representando o género.

Leave a Reply