JORNALISTAS AGREDIDOS COM EMPURRÕES E COTOVELADAS POR SEGURANÇAS DE EX-PGR

Compartilhe

A sessão de julgamento na última segunda-feira, 21 de Maio, do caso que envolve os jornalistas Rafael Marques e Mariano Brás, acusados de crimes de injurias e ultraje a o órgão de soberania, ficou marcada com “agressão” de jornalistas que tentavam entrevistar o ex-Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa à saída da sessão que decorreu a porta fechada.

Texto de Gonçalves Vieira

A “agressão” dos profissionais da comunicação social por parte dos cinco guardas do magistrado ocorreu no final da audiência que durou mais de quatro horas, em que o ofendido, João Maria de Sousa, que à data dos factos era o Procurador-Geral da República, é agora jubilado.

O grupo de jornalista presente no Tribunal Provincial de Luanda “Dona Ana Joaquina” tudo fez para ouvir a reacção do antigo Procurador-Geral que se mostrou reticente quanto à aquisição da parcela de terra no município de Porto Amboim, província do Kuanza-Sul.

Enquanto João Maria de Sousa era questionado pela imprensa, os seus cinco seguranças boicotaram actividade dos jornalistas com empurrões e cotoveladas.

“O senhor acha que eu, enquanto cidadão, não tenho o direito de fazer a compra de um terreno? Acha que isso motiva alguém a tratar-me de corrupto? O tribunal é que decide”, afirmou o magistrado jubilado irritado, enquanto os seus seguranças usavam a força ao empurrarem e dando cotoveladas aos jornalistas.

Nas declarações breves que prestou à imprensa, o ex-PGR de Angola reafirmou em tribunal as acusações de injúria e ultraje contra os jornalistas angolanos Rafael Marques e Mariano Brás por estar em causa o seu bom nome.

“Vim clarificar as questões relacionadas à participação criminal contra os senhores Rafael Marques e Mariano Brás. Estou aqui motivado pelas injúrias e difamação. Senti-me ofendido na minha imagem, no meu bom nome”, disse aos jornalistas à saída da audiência realizada à porta fechada.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do ex-PGR e a agressão que se seguiu aos jornalistas.

Leave a Reply