João Lourenço desafia administradores da Sonangol a construir uma refinaria

Compartilhe

Por VOA

Isabel dos Santos tinha suspendido o projecto e PR fala na “galinha dos ovos de ouro” de Angola

O Presidente angolano desafiou o novo Conselho de Administração da Sonangol a construir uma refinaria no país para reduzir as importações de combustíveis.

João Lourenço fez esta declaração ao dar posse aos novos administradores da empresa, que passa a ser liderada por Carlos Saturnino

Isabel dos Santos tinha ordenado a suspensão do projecto para o Lobito

“Não faz sentido que um país produtor de petróleo, com os níveis de produção que tem hoje e que teve no passado, continue a viver quase que exclusivamente da importação dos produtos refinados”, defendeu Lourenço, reforçando que “o que pretendemos é que o país tenha refinaria, ou refinarias, para que a actual fase que vivemos, de importação de derivados do petróleo, seja atirada para o passado” .

No acto, o Presidente angolano, João Lourenço, pediu que os novos responsáveis “cuidem bem” da concessionária estatal petrolífera.

“Continue a ser, para a nossa economia, a galinha dos ovos de ouro. Eis a razão por que fazemos este apelo, para que cuidem bem dela”, disse Lourenço.

Ontem, o Presidente angolano exonerou a filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos e os demais administradores executivos e não-executivos da Sonangol.