Isaías Kalunga quer entrega dos apartamentos da “Vida Pacifica” aos jovens no prazo de quatro meses

Compartilhe

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) solicitou, esta sexta-feira, 25, ao Fundo de Fomento da Habitação (FFA) e ao Instituto Nacional de Habitação (INH) a entrega, nos próximos quatro meses, das residências atribuídas aos jovens nos projectos habitacionais do Estado.

A solicitação foi feita durante uma visita de constatação realizada entre o CNJ, o Fundo de Fomento de Habitação (FH) e o Instituto Nacional de Habitação (INH) a centralidade Vida Pacífica (Zango-0), no quadro das reclamações dos jovens beneficiários relativamente a demora na entrega das residências.

Mais de dez meses após a assinatura dos contratos para a aquisição de apartamentos na centralidade “Vida Pacifica” muitos jovens continuam à espera das chaves, sem qualquer informação das entidades gestoras do projecto habitacional.

Apesar da demora, o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, apelou à juventude maior serenidade, tendo fé no cumprimento por parte do Instituto Nacional de Habitação (INH) na entrega das residências.

Apelou, de igual modo, a benevolência e o dinamismo por parte do ministro de tutela para mobilizar as empresas para que em tempo recorde se resolva a situação.

Jovens beneficiários criticam incumprimento do contrato pelo Governo

Os jovens contemplados com apartamentos na mesma centralidade, dizem-se agastados com a morosidade do Governo angolano, que por intermédio do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, não cumpre com os prazos estabelecidos nos contratos assinados pela juventude.

De acordo com os beneficiários, já são passados um ano desde que foram, assinados os contratos-promessa com o Instituto Nacional da Habitação (INH), para o acesso às habitações, mas lamentam que até ao momento, nenhuma satisfação lhes tem sido dada, de como anda o processo, contrariando assim, o estipulado no contrato, que as entregas seriam feitas oito meses depois da assinatura de ambas as partes.

São no total mil e 120 apartamentos disponibilizados em 2019 pelo Presidente da República, João Lourenço, à juventude, sob mediação do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

Com contratos em mãos há mais de um ano, os promitentes compradores, vêem-se impedidos de aceder aos apartamentos, pelo facto dos mesmos estarem à espera há vários meses de obras de reabilitação.

O cenário está a inflamar a ira dos jovens beneficiários, que acusam o ministro das Obras Públicas, Manuel Tavares de retardar a entrega das casas com fins inconfessos.

Indignados, os jovens que tencionam receber as suas moradias nas condições em que elas se encontram, convocam protestos ininterruptos, sendo que o primeiro deles esteve agendado para segunda-feira passada, 21, na “Vida Pacífica”, do qual se seguirão outros defronte às instalações do Ministério das Obras Públicas, Construção e Ordenamento do Território.

Na visita de constatação efeCtuada na sexta-feira, 25, aos edifícios, o director do Instituto Nacional de Habitação (INH), Silva Neto, informou que as obras de reabilitação das habitações vandalizadas terão início tão logo haja o acordo do Tribunal de Conta, para, posteriormente os apartamentos serem entregues aos beneficiários.

Silva Neto referiu que dada à situação, serão adoptadas metodologias de trabalho que previnem as áreas comuns e a rede técnica.

No encontro, alertou os potenciais  facilitadores da ocupação ilegal  de apartamentos que se assim o fizerem vão arcar com as consequências civis e criminais.

Por outro lado, o administrador do Fundo Habitacional, Adilson Souza e Silva, fez saber que serão feitas obras de reparação, essencialmente na reposição de alguns bens vandalizados, acreditando que após esses trabalhos técnicos a serem executados em quatro a cinco meses os apartamentos deverão ser entregues.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply