Iraque discute lei “contra homossexualidade” que prevê pena de morte

Compartilhe

Esta legislação foi examinada na primeira sessão parlamentar que decorreu na semana passada e prevê “a pena de morte ou prisão perpétua” para quem “estabelecer uma relação homossexual”.

Por: Marcelina Kanda

A Organização Não-governamental Human Rights Watch alertava que a comunidade LGBT+ iraquiana é alvo frequente de “raptos, violações, torturas e assassínios” por parte de grupos armados que gozam de total “impunidade”.

Esta legislação foi examinada na primeira sessão parlamentar que decorreu na semana passada e prevê “a pena de morte ou prisão perpétua” para quem “estabelecer uma relação homossexual”.

Segundo esta proposta, a “promoção da homossexualidade” é também punida com “pelo menos sete anos de prisão”, segundo o documento consultado pela agência France-Presse (AFP).

Trata-se da “primeira versão do texto que está ainda em discussão e que está a ser objeto de trocas de pontos de vista”, informou o deputado Saoud al-Saadi, do partido islâmico xiita Houqouq, ligado às Brigadas do Hezbollah (Partido de Deus), o influente grupo armado próximo do Irão.

Iraquiano gay relata como escapou de ser atirado de prédio pelo ‘EI’

Em 2015  O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI) tem uma punição especial para gays – o lançamento à morte do topo de prédios altos. Taim, um estudante de Medicina de 24 anos, conta a história de como escapou desse destino numa fuga do Iraque ao Líbano.

“Na nossa sociedade (iraquiana), ser gay é igual a uma sentença de morte. Quando o ‘EI’ mata gays, muitos ficam felizes porque pensam que somos doentes.

Percebi que era gay aos 13 ou 14 anos. Também pensava que a homossexualidade era uma doença, e só queria me sentir normal. Por isso fiz terapia durante meu primeiro ano na faculdade. Meu terapeuta me aconselhou a pedir ajuda aos amigos e dizer que eu passava por um ‘período difícil’.

Minha formação é muçulmana, mas meu ex-namorado vinha de um ambiente cristão, e eu também tinha muitos amigos cristãos, com quem costumava sair. Em 2013, envolvi-me numa briga com um colega de faculdade, Omar – que depois se integrou ao ‘EI’ -, motivada por essa convivência com cristãos.

Um amigo meu disse a ele que pegasse leve porque eu enfrentava um momento duro e recebia tratamento por ser gay. Foi assim que ficaram sabendo. Acho que a intenção do meu amigo era boa, mas o que aconteceu em consequência disso arruinou minha vida.

O órgão responsável pela regulação da mídia do Iraque proibiu nesta terça-feira (8) todas as empresas jornalísticas e mídias sociais do país de usar termo “homossexualidade” e, em vez disso, usem “desvio sexual”.

No comunicado, o governo diz que “desvio sexual” é o “termo correto”.

A Comissão de Comunicações e Mídia do Iraque afirmou em um comunicado que o uso do termo “gênero” também está proibido. Ela proibiu todas as empresas de telefone e internet licenciadas por ela de usar os termos em qualquer um de seus aplicativos.

Um porta-voz do governo disse que ainda não havia sido estabelecida uma penalidade para violar a regra, mas isso poderia incluir uma multa.

Sexo gay não é proibido

O Iraque não criminaliza formalmente o sexo gay, mas cláusulas de moralidade vagamente definidas em seu código penal têm sido usadas para visar membros da comunidade LGBTQIA+.

Os principais partidos iraquianos nos últimos dois meses intensificaram as críticas aos direitos LGBT, com bandeiras arco-íris frequentemente sendo queimadas em protestos de facções muçulmanas xiitas contrárias a recentes queimas de Corão na Suécia e Dinamarca.

Mais de 60 países criminalizam o sexo gay, enquanto atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo são legais em mais de 130 países, de acordo com Our World in Data.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply