IDC insta Governo angolano cumprimento das Leis e respeito à oposição
Numa resolução tornada pública sobre o cenário político em Angola, a Internacional Democrata do Centro (IDC), felicita o povo angolano pela realização de eleições pacíficas, apesar das inúmeras circunstâncias que poderiam ter levado a uma reação violenta dos cidadãos quando foram privados da sua soberania popular, lê-se.
No documento, o executivo da IDC felicita de igual modo o partido UNITA e o seu líder Adalberto Costa Júnior pela enorme generosidade demonstrada em colocar a estabilidade do país à frente dos seus interesses pessoais ou partidários.
A Internacional Democrata do Centro exige todas as garantias necessárias das instituições eleitorais angolanas para garantir a transparência em todos os processos eleitorais no futuro.
Por este facto, insta o governo angolano a respeitar o Estado de direito, os direitos fundamentais e as liberdades públicas de todos os cidadãos angolanos e especialmente dos representantes da oposição política.
A organização exorta todos os partidos membros do IDC-CDI a expressarem sua mais veemente condenação contra os governos que usam a fraude eleitoral para se perpetuar no poder; Fraude eleitoral equivale a golpe mesmo sem o uso de armas, sustenta a nota.
A resolução da Internacional Democrata enfatiza a necessidade de obter apoio político inabalável e efectivo, bem como a solidariedade do IDC-CDI em favor de seus partidos membros durante os processos eleitorais.
A resolução de Panamá finaliza, sublinhando que, o IDC-DCI estará sempre atento à Angola e promoverá um diálogo inclusivo entre o Governo, os agentes políticos e a sociedade civil de forma a garantir a estabilidade política e consolidar o processo democrático.