Depois de inviabilizado pela administradora do Chinguari jovens do Kuito participaram do workshop sobre liderança e valores democráticos

Compartilhe

Oiça aqui Jeiel de Freitas:

Perto de trinta jovens de ambos os sexos, participaram  no workshop, na cidade do Kuito, província do Bié, no dia 25 de Novembro sobre “aptidões de liderança e valores democráticos” e no dia seguinte de uma mesa redonda com o mesmo tema.

Rádio Angola

O evento, que decorreu na mediteca “Abel Abraão”, foi promovido pela organização não-governamental Friends of Angola (FoA) em parceria com o associação “Jango Cultural”, e enquadra-se no programa da FoA, no âmbito da formação de jovens para serem líderes nas suas comunidades e não, com o financiamento da National Endowment for Democracy (NED).

O vice-presidente da Associação Jango Cultural, Jeiel de Freitas, disse à Rádio Angola que, para este ano, a formação a título gratuito de jovens visava contemplar a juventude do interior da província, daí a razão ter sido escolhida sede do município do Chinguari.

O activista lamentou que, a actividade, tal como estava programado, não aconteceu no Chinguari, devido ao “boicote” da administrador municipal, que tudo fez para a não disponibilização da sala solicitada pela organização.

Jeiel de Freitas, que contesta a atitude da administração local, disse que a sua organização “está acostumada com esse tipo de comportamento”, que para o activista “é anti-democrático”.

Afirmou que, diante de um sistema de governação não é nada democrático, os jovens sentem-se ameaçados em se exprirem livremente quantos aos seus.

Sobre a formação em “aptidões de liderança e valores democráticos”, Jeiel de Freitas, que foi o facilitador do workshop, revelou que os formando tiveram uma participação à altura, onde foram abordados temas de interesse, como democracia, boa governação, liderança, estado democratico e de direito, bem como autarquias locais.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply