Hospital Geral de Luanda beneficia de medicamentos doados pelo CNJ

Compartilhe

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) doou nesta quinta-feira, 3 Julho, um conjunto de medicamentos e materiais gastáveis ao Hospital Geral de Luanda (HGL), no quadro da sua responsabilidade social, numa altura em que perto de 300 crianças e adultos beneficiam de cirurgias diversas com o apoio de uma Organização Não Governamental.

A doação foi feita no fim de uma visita guiada de constatação sobre o funcionamento e os serviços que são prestados pela unidade sanitária pública, localizada no município da Camama, que durante cinco dias, esteve envolvida numa campanha de cirurgias diversas de crianças e adultos, com o apoio de uma ONG brasileira.

O director do Hospital Geral de Luanda (HGL), Francisco Quintas, manifestou a sua gratidão pela doação, salientando a importância da mesma para o atendimento aos utentes, devido à elevada demanda de pacientes.

“É um gesto que merece toda a sua consideração, visto que, estamos numa campanha cirúrgica, onde que o Conselho Nacional da Juventude é parceiro de todos os jovens do país, que ao se aperceber desta actividade, não poupou esforço para fazer esta doação de medicamentos”, disse.

Segundo o responsável, com estes fármacos “vamos poder entregar aos pacientes que beneficiaram das cirurgias medicamentos, para que possam continuar a fazer a medicação durante a recuperação ao domicílio”.

Quanto à campanha de cirurgias, o médico explicou que se trata de uma iniciativa de uma organização da República Federativa do Brasil, denominada “Ministério Internacional da Fé – Mentes da Saúde”, em parceria com o Ministério da Saúde de Angola e o Governo Provincial de Luanda, onde foram atendidas perto de 300 pessoas, entre crianças e adultos, nas cirurgias de encerramentos de colostomias, hérnias inguinais, umbilicais e cizonais, com realce para crianças internadas no Lar Kuzola.

E, o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, ressaltou que a iniciativa da instituição que dirige enquadra-se nas acções de responsabilidade social da organização.

A visita teve como objetivo apoiar a unidade hospitalar e reforçar a assistência médica aos pacientes, com foco no fornecimento de medicamentos e materiais de consumo. A entrega foi feita pelo presidente do CNJ, Isaías Kalunga, que percorreu o hospital para conhecer o seu funcionamento e as necessidades da instituição.

“Ficamos extremamente mobilizados, que permitiu igualmente a mobilização de fármacos, pois por se tratar de uma campanha que está a atender um número considerável de crianças, então sentimos esta necessidade de trazer este apoio”, ressaltou Kalunga.

Na visão do líder do CNJ, a doação de medicamentos e materiais de consumo “é uma acção importante para o Hospital Geral de Luanda”, pois  para si, ajuda a suprir as necessidades da unidade e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply