Geral Pitta Gróz dá dito por não dito e anuncia candidatura ao cargo de PGR

Compartilhe

Oiça:

Ao contrario de uma posição um posição tomada um dia antes do natal de 2022, o general Hélder Fernando Pitta Gróz, comunicou aos seus colegas nesta sexta-feira (21), que irá concorrer para renovação do seu mandato tendo já apresentado a sua candidatura para ao provimento das funções de Procurador Geral da República (PGR) e de Vice-PGR.

De acordo com as justificações expostas na comunicação que o Club-K teve acesso, o magistrado do ministério público diz que tomou essa decisão, “por saber que havia a orquestração de campanha para denegrir-me, violando todos princípios éticos que devem pautar ambição pessoal” acrescentando que “no momento achei melhor afastar-me do que conviver com hipocrisia”.

Pitta Gróz, diz ainda que, “dai para frente, fui contactado por diversas pessoas, quer magistrados como fora da magistratura, para repensar na minha decisão” e que “tendo em conta que deveremos pôr em primeiro lugar o interesse publico, assim foi toda minha vida, altero minha decisão sobre não recandidatura a renovação do mandato”.

“Defendo que a melhor campanha é o trabalho, observação de valores éticos, respeito, transparência e coerência no agir..no fazer…. na interacção”, rematou o PGR cessante declarando que é este “o esclarecimento que me sinto na obrigação de dar-vos”.

Hélder Pitta Groz, 66 anos, natural de Luanda, substituiu no cargo de PGR João Maria de Sousa, em 2017, à data da sua nomeação o vice-procurador-geral da República para a Esfera Militar e Procurador Militar das Forças Armadas.

O processo de eleição realizado pelo Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (CSMMP) acontece no próximo dia 24 do corrente mês. Depois de escolhidos, o CSMMP) deverá enviar os três nomes dos candidatos mais votados para a que o Chefe de Estado escolha um deles para se tornar no próximo Procurador Geral da República (PGR).

Segundo o Club-K, para além do PGR cessante Hélder Pitta Groz, terão manifestado intenção de concorrer a Procuradora-Geral Adjunta da República e diretora Nacional de Prevenção e Combate à corrupção, Inocência Maria Gonçalo Pinto, e o Vice-Procurador-Geral de Angola para a esfera militar e procurador militar das forças armadas, General Adão Adriano António.

A fonte adiantou que, o último (Adão Adriano António) é tido como a preferência de João Lourenço que denota uma certa preferência no modelo de um regime militar.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply