FRIENDS OF ANGOLA PROPÕE PARCERIA À PGR NA DENÚNCIA DE CASOS DE CORRUPÇÃO NO PAÍS

Compartilhe

A Friends of Angola (FoA), uma organização da sociedade civil que trabalha na promoção dos direitos humanos, transparência e boa governação, propôs à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma parceria no quadro do combate à corrupção por meio de denuncias.

Texto de Rádio Angola

Numa carta endereçada a 10 de Junho ao Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, a que a Rádio Angola teve acesso, a Friends of Angola escreve que tem acompanhado com atenção e interesse a difusão de mensagens (SMS) enviadas pela PGR pedindo aos cidadãos a denúncia de actos de corrupção de que tenham conhecimento.

A FoA entende que “não se indica na SMS nenhuma forma segura de os cidadãos denunciarem”. Neste quadro, refere o documento “e fazendo fé na mensagem da Procuradora-Geral da República”, a ONG Friends of Angola (FoA), propõe “uma parceria com a PGR para o combate à corrupção, no quadro das normas internas, dos instrumentos universais, regionais e sub-regionais sobre o tópico aduzido”.

Na carta, a FoA revela que já tem criado um aplicativo que permite a prevenção, monitoria e denúncia de actos de corrupção sem pôr em causa a segurança e identidade dos participantes.

O aplicativo referido chama-se Zuela (https://zuela.org): uma ferramenta, segundo a ONG, destinada a fortalecer a democracia e os direitos humanos no mundo, envolvendo os cidadãos com o seu governo e a comunidade internacional.

A par da valência acima expressa, sustenta a carta assinada pelo director executivo, Florindo Chivucute, o aplicativo tem capacidade para a monitoria dos direitos humanos nas mais variadas dimensões. “Como exemplo, destacamos a categoria sobre os direitos das mulheres, a violência e segurança pública, o desempenho da imprensa e outros”, lê-se no documento enviado à PGR.

Leave a Reply