Friends of Angola e AJPD condenam ameaças de morte ao líder do Sindicato do Ensino Superior

Compartilhe

A Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e Friends of Angola tomaram conhecimento que na segunda-feira, dia 10 de Abril do ano em curso, o senhor Professor Eduardo Peres Alberto, secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, sofreu um assalto à sua residência, por desconhecidos que partiram o vidro de um dos quartos da sua casa e a seguir enviaram uma mensagem à sua filha dizendo que da próxima vez voltarão para matar.

E que pretendem que se ponha fim à greve dos professores do Ensino Superior Público. Não é a primeira vez que o senhor Professor Eduardo Peres Alberto sofre uma ameaça de morte, por causa de ser o rosto da luta pacífica dos docentes do Ensino Superior Público.

A AJPD e a Friends of Angola chamam a atenção para o facto de que, há décadas, vários sindicatos legalmente constituídos têm sido confrontados com a falta de respeito pelos direitos dos seus membros, falta de propostas sérias, e recurso a métodos de implosão da coesão interna dessas associações, bem ainda como a perseguição e intimidação dos líderes dessas organizações por agentes da administração do Estado angolano.

A AJPD e Friends of Angola pede ao Titular do Poder Executivo, o senhor Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, que oriente o ministério do Ensino Superior a negociar de maneira honesta e séria com todos os sindicatos e em particular com o Sindicato dos Professores do Ensino Superior, e que os Serviços de Investigação Criminal (SIC) e a Polícia Nacional assegurem a protecção física do senhor Professor Eduardo Peres Alberto e seus familiares bem ainda como dos seus bens, até que sejam identificados os agentes que os têm ameado e destruído bens materiais que integram o seu património e propriedade.

Que o SIC promova uma investigação competente e célere para identificação dos agentes que estão a violar os direitos fundamentais do senhor Professor Eduardo Peres Alberto.

A AJPD,

Serra Bango

(Presidente da Direcção)

A Friends of Angola

Florindo Chivucute

(Director Executivo)

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply