Friends of Angola afirma que em Angola “vive-se uma falsa liberdade de direitos”

Compartilhe

Oiça aqui:
A nova directora nacional da organização não-governamental Friends of Angola (FoA), com sede em Washington, Estados Unidos de América (EUA), Délcia Chitém considerou “critica” a situação dos direitos humanos, no país.

Fonte: Rádio Angola

Empossada recentemente ao cargo para dirigir a Friends of Angola, Délcia Chitém disse que a ONG defensora dos direitos humanos no país tem como o campo de actuação “dar voz à sociedade civil, defender os direitos fundamentais dos cidadãos, promoção da transparência e boa governação em Angola”.

Em entrevista concedida à Rádio Despertar e Rádio Angola, a activista cívica afirmou que Angola apresenta um quadro crítico concernente aos direitos humanos, pois são violados exacerbadamente”.

Para a responsável da FoA, em Angola “vive-se uma falsa liberdade” concedida nos primeiros dois anos de governação do Presidente João Lourenço, cujo mandato termina em Setembro de 2022, com a realização das Eleições Gerais.

Délcia Chitém, que apontou casos de vítimas de demolições ao “arrepio da lei”, algumas que terminaram em mortes, criticou também o papel da Provedoria da Justiça, que na sua visão, constitui apenas um órgão meramente ilustrativo, porquanto na pratica nada faz em beneficio dos cidadãos angolanos.

“Temos casos de demolições arbitrarias, esbulhos de terrenos, agressões de manifestantes e assassinatos de pessoas pelo país, mas a Provedoria da Justiça só recebe as queixas e nada resolve”, disse Chitém.

Leave a Reply