ESTUDANTES MANIFESTAM-SE NOS ÓRGÃOS DE SOBERANIA

Compartilhe

Estudantes do Instituto Médio de Saúde (IMS) de Luanda manifestaram-se hoje, dia 22, diante da Assembleia Nacional e ao Palácio da Justiça, onde funcionam a Procuradoria-Geral da República e os dois tribunais superior – Supremo e Constitucional -, alegando existir uma máfia no processamento das vagas no referido instituto.

Segundo o estudante universitário Xito Milongo, na sua página do Facebook, “os estudantes estão agastados” com as sucessivas inscrições que muitos deles têm feito a cerca de três anos, entretanto nunca são admitidos com a justificação institucional de que não há vagas, enquanto se admite outros estudantes que se sabe conseguirem os lugares por meio de influências.

Do instituto ao parlamento e o Palácio da Justiça distam poucos quilómetros, pelo que os estudantes marcharam até ao local e ali manifestaram o seu descontentamento pacificamente. Entretanto, a acção espontânea foi imediatamente boicotada pela Polícia Nacional.

Protesto de Estudantes | DR

“Foram expulsos pelos agentes da polícia que lhes disseram ´não é aqui onde devem queixar-se. Vão à esquadra, ministério da Educação ou na Justiça´”, escreveu, adiantando que “os protestantes retorquiram: ´mas ninguém nos dá ouvidos´”.

Em reacção pacífica e inesperada, os estudantes, entre os 18 e 23 anos de idade, principiaram a cantar em uníssono a frase “queremos estudar” mesmo defronte ao Palácio da Justiça. Rapidamente, outros agentes juntaram-se aos primeiros e expulsaram os manifestantes.

Xito acompanhava o protesto a partir duma viatura, e não conseguiu fotografar o acto por intimidação de um agente dos serviços de protecção civil e bombeiros.

“Obrigaram-me a abandonar o local com ameaça de prenderem a mim e a viatura onde segui”, contou.

Leave a Reply