Enfermeiros em Luanda decretam greve a partir da próxima segunda-feira em todos os hospitais

Compartilhe

Os enfermeiros em Luanda decretaram para a próxima segunda-feira, 24, uma greve por tempo indeterminado, em todas as unidades sanitárias da capital, para exigirem, da entidade patronal, a satisfação do caderno reivindicativo.

O anúncio vem expresso num comunicado a que O Decreto teve acesso, onde o Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, explica que, a paralisação foi decidida pela assembleia-geral de trabalhadores, devido ao “silêncio” da entidade empregadora, que segundo o sindicato, “respondeu tardiamente” sem atender as principais reclamações dos homens da seringa.

Entre as reivindicações dos enfermeiros da capital do país, consta o não pagamento das horas acrescidas, o não pagamento de subsídios da Covid-19, a falta de materiais gastáveis e outros fármacos essenciais nos hospitais.

Os técnicos de enfermagem de Luanda reclamam também de melhores condições laborais em todas as áreas onde funcionam os enfermeiros, a substituição da empresa servidora de alimentação, bem como a criação de melhores condições médico-medicamentosas dos profissionais de enfermagem e seus familiares e outras.

O Sindicato adianta que a referida greve “será realizada de forma interpolada, do dia 24 a 28 de Outubro”, altura em que será suspensa, para ser retomada no dia 31 do corrente mês.

Os enfermeiros asseguram que, em obediência à Lei da Greve, os serviços mínimos serão salvaguardados, nomeadamente bancos de urgências, salas de partos, blocos operatórios e os cuidados intensivos.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply